Acesso Rápido

Notícias

SC lidera declarações do Simples Nacional

08/05/2012

O prazo para os microempreededores individuais entregarem a DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional - Microempreendedor Individual) termina no dia 31 de maio. Entretanto bons resultados já estão sendo divulgados. O Estado de Santa Catarina lidera o ranking de declarações do Simples Nacional, com 34.877 declarações entregues, o que corresponde a 57,71% dos 60.432 empresários cadastrados.

No Brasil, 90% das empresas do Simples entregaram a declaração, totalizando 3,4 milhões de micro e pequenas empresas regularizadas. O número representa 89,42% de mais de 3,8 milhões de negócios obrigados a enviar o documento. O Estado catarinense conta com 76 mil microempreendedores individuais e, segundo o Sebrae a estimativa é chegar a 100 mil até o fim do ano.

Para o conselheiro da AEMFLO e CDL-SJ e também proprietário da Luanco Consultoria Contabilidade, Luiz Antônio Costa, esse ranking se deve as facilidades da informática, que simplifica o trabalho das empresas e dos contadores, além de desburocratizar o sistema. “Em termos sociais, esses números representam que mais empresas estão legalizadas e consequentemente, mais trabalhadores legalizados, visto que as micro e pequenas empresas geram 80% dos empregos no Brasil”, declara.

Atualmente, o Simples conta com mais de 6,2 milhões de negócios, dos quais cerca de 2,3 milhões são Empreendedores Individuais – trabalhadores por conta própria que ganham, no máximo, R$ 60 mil por ano. Um dos principais motivos pelo sucesso do programa e a grande adesão das micro e pequenas empresas e dos empreendedores individuais é a facilidade na forma de pagar os tributos e a carga tributária reduzida para os participantes. Por exemplo, os empreendedores individuais enquadrados no Simples Nacional ficam isentos dos tributos federais como Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL.

A declaração pode ser feita diretamente no site do Simples Nacional, no portal da Receita Federal do Brasil, por meio dos contadores registrados no Simples Nacional ou de contadores que já prestam serviços ao EI. Outra alternativa é entrar em contato com Sebrae/SC mais próximo.

Com informações do Sebrae e Noticenter

08/05/2012

Mais notícias