Acesso Rápido

Notícias

São José pede apoio da população na prevenção ao Coronavírus

25/06/2020

A contaminação pelo Coronavírus acelerou-se nas últimas semanas na cidade de São José. Conforme o rastreamento feito pela equipe da Vigilância Epidemiológica, somente em um período de 24 horas foram confirmados 68 casos da doença, sendo que a maior parte das infecções ocorreu em confraternizações particulares que têm sido promovidas constantemente por grupos de amigos e familiares.   

A evolução do contágio desencadeou a necessidade de que uma nova estratégia de enfrentamento à pandemia fosse adotada pela Prefeitura de São José. Na última terça-feira (23), a prefeita Adeliana Dal Pont recebeu representantes de entidades empresariais, além do comitê de combate ao novo Coronavírus da Prefeitura, para falar sobre o Novo Decreto que estabeleceu medidas mais restritivas para barrar avanço da contaminação na cidade. 

Segundo Adeliana, a flexibilização das atividades está condicionada à manutenção de níveis baixos de infecção, portanto o apoio da população é fundamental.  “É muito importante que os cidadãos continuem colaborando com o cumprimento das regras sanitárias para evitar que medidas ainda mais restritivas sejam adotadas nas próximas semanas”, destaca. 

A prefeita explica que a estratégia principal é chamar novamente toda a população e o setor produtivo como aliados no enfrentamento ao vírus. “A Prefeitura está fiscalizando e tomando as medidas sanitárias necessárias, mas é importante que a consciência individual prevaleça neste momento para que possamos preservar a saúde das pessoas e evitar que a situação saia totalmente do controle”, reforça Adeliana.

Deste modo, para ter sucesso do combate à pandemia, a sociedade precisa manter as recomendações básicas dos órgãos de saúde. “A gente tem feito um apelo às pessoas para que deixem as confraternizações para outro momento e que se previnam tomando cuidados simples como manter o devido distanciamento social, evitar aglomerações, usar máscara e reforçar as medidas de higiene, como lavar bem as mãos e utilizar o álcool em gel”, assinala a prefeita.

Fiscalização

Para fiscalizar os estabelecimentos citados no novo decreto, as forças de segurança de São José serão divididas em equipes para acompanhar o cumprimento das medidas na cidade. As ações de fiscalização ocorrerão nos períodos da tarde e noite. Se forem constatadas irregularidades, os estabelecimentos podem ser penalizadas com multa em 8,00 URM, cerca de R$ 1.600,00, ou interdição por, no mínimo, sete dias. O uso de máscara, cobrindo boca e nariz, continua obrigatório em todo o município.

O diretor do Procon de São José, Fabrício Vieira, avalia que a fiscalização é importante neste momento para relembrar que as regras continuam em vigor para o combate ao Coronavírus. “É preciso lembrar que ainda estamos sob a ameaça, pois infelizmente houve o relaxamento da população e dos estabelecimentos nos cuidados. Não estamos na normalidade, por isso a fiscalização será um choque de realidade para que as regras voltem a ser obedecidas”, assinala Fabrício.  

O diretor da Defesa Civil de São José, Telson do Nascimento, complementa que o objetivo das ações mais rigorosas é de coibir as irregularidades. “O objetivo das fiscalizações é coibir as irregularidades que ainda estão acontecendo na cidade. Vamos vistoriar os estabelecimentos e fazer cumprir os novos decretos”, pontuou.

 

ACESSE AQUI, o Decreto Municipal com as Medidas Restritivas. 

 

Com informações da Prefeitura Municipal de São José 

 

25/06/2020

Mais notícias