Acesso Rápido

Notícias

Palestra apresenta alternativas para o consumo sustentável da água

25/03/2019

Na noite do dia 20 de março foi promovida pela Câmara Socioambiental (CSA)Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW Florianópolis e pelo Rotary Club de São José,  a palestra “Água: nosso bem maior”. O tema foi conduzido pela bióloga e educadora ambiental, Maria Helena Balthazar, marcando o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março.

A palestrante apresentou informações importantes sobre a relação intrínseca da água com os seres vivos, a perda e a contaminação dos corpos d’água decorrentes do desenvolvimento econômico desenfreado e o mapa da escassez em nível mundial.

“O Brasil é um país privilegiado por suas bacias hidrográficas, aquíferos e a riqueza de suas matas, como a Floresta Amazônica, mas deixa a desejar em termos de preservação dos seus recursos hídricos e no desperdício de água tratada, que chegou em 2018, a 38%”, relatou.

Foram discutidas também tecnologias já em funcionamento no exterior para armazenamento de água, e um exemplo brasileiro bem-sucedido de recuperação de solo degradado, realizado na Bahia. Uma referência mundial, provando que é possível fazer a água brotar da terra e regenerar toda uma floresta, restaurando o equilíbrio hídrico local.

Conforme pesquisa realizada pela palestrante, “uma publicação recente do World Resources Institute” (WRI) diz que 2040 será o ano de escassez de água para 3,5 bilhões de pessoas no mundo. Além disso, cresce o número dos países desenvolvidos que, conscientes da escassez crescente, regeneram seus rios e lagos.

“O município São José tem a felicidade de ter dois pequenos rios que fluem continuamente, mas que estão mortos em decorrência dos efluentes que recebem, e pelo lixo que é jogado pela população.  Por que não os recuperar? Além da beleza do local, eles poderiam também ser um espaço de lazer para a população”, provocou a reflexão, Maria Helena. 

 

25/03/2019

Mais notícias