Acesso Rápido

Notícias

Núcleo da AEMFLO e CDL-SJ homenageia o Dia do Contador

21/09/2007

O contador precisa acompanhar a evolução das relações de negócios, oferecendo respostas rápidas e úteis para a tomada de decisões.

A data 22 de setembro foi escolhida para comemorar o dia do contador. Para homenagear esses profissionais, o núcleo de contabilistas da AEMFLO e CDL-SJ produziu um artigo que alerta sobre a importância da profissão e as mudanças ocorridas frente às novas tecnologias.

Segundo Mauro Roger Pinto, autor do artigo, contador e membro do núcleo, o novo contador é um pouco de administrador para tratar com seus clientes, é um pouco de advogado na frente de um Fiscal e também um psicólogo no departamento pessoal e recursos humanos da empresa. Ele ainda afirma que aquele que não estiver enquadrado dentro destes novos padrões está perdido, literalmente.

Curiosidade

O dia 22 de setembro é considerado o Dia do Contador por ser o dia do padroeiro da profissão, São Mateus, um apóstolo que antes de se dedicar à evangelização era publicano, função equivalente ao de contador. No Brasil, a seleção da data marca também a criação do curso de ciências contábeis, através do decreto-lei 7.988 de 22/09/1945.


Dia do Contador – 22/09

Regulamentada pelo decreto nº 9295/46, a profissão de Contador tem suas atribuições definidas pela Resolução nº 560/83 do CFC. Para a prática de sua atividade profissional o Contador necessita ter formação cultural sólida e diversificada, pois os pareceres, os relatórios e as demonstrações contábeis realizadas sob sua responsabilidade, são elementos indispensáveis à orientação e fundamentação de decisões tomadas pelos dirigentes de empresas.

Os contadores tem conhecimento de que a profissão exige pré-requisitos pessoais, tais como habilidade de atuar em equipes de trabalho, capacidade de análise detalhada, boa comunicação oral e escrita, sólida experiência em contabilidade e conhecimento aprofundado da atividade comercial para detectar os problemas possivelmente existentes na empresa como para apresentar as possíveis opções de solução aos que foram identificados.

Atualmente o Contador torna-se parceiro estratégico da empresa em que atua, planejando, coordenando e controlando o esquema de contas e lançamentos, fornecendo ao empresário um panorama sobre o patrimônio e os fluxos de transações, produção e renda. O Contador pode atuar também no ramo de auditoria, perícia contábil e na análise de custos.

Com as constantes mudanças ocorridas com o passar dos anos no mundo dos “business”, destacamos como uma das maiores, ou seja, aquela que mudou definitivamente a vida do Indivíduo Empresário e Gestor; a alta tecnologia aplicada à informação, que chegou para desbancar canetas, papel, aglomerado de formulários e também antigos guarda-livros. Profissionais que passavam durante período integral de serviço transcrevendo valores para papéis, perderam o posto no mercado. A evolução fez com que facilidades fossem lançadas e empregos, por falta de preparo, perdidos.

O Contador do novo milênio tem que estar preparado para este tipo de comunicação mercantil, preparar-se psicologicamente para enfrentá-lo sem medo. O novo Contador é um pouco de administrador para tratar com seus clientes, é um pouco de advogado na frente de um Fiscal, também um psicólogo no departamento pessoal e recursos humanos dentro da empresa. Aquele que não estiver enquadrado dentro destes novos padrões atuais, está perdido literalmente. A adaptação a nova forma de visão é necessária, e o profissional deverá estar preparado para isto, procurar inteirar-se sobre os diversos assuntos da atualidade, tornar-se um Gestor de forma mais direta e ter conhecimento em “real time” da saúde financeira da empresa.

O profissional de sucesso nestes tempos de globalização será o que acompanhar a evolução das relações de negócios, oferecendo respostas rápidas e úteis para a tomada de decisões. Este Consultor deverá oferecer o suporte necessário à gestão com informações estruturadas para que o usuário possa visualizar as operações de sua organização de maneira simples e de fácil entendimento.

Uma empresa sem contabilidade é uma empresa sem histórico, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento, seu futuro. As funções de um Contador ou Escritório/Empresa de Contabilidade não se limitam a apurar os impostos e manter a contabilidade em dia, o Contador deve contribuir com todas as áreas da empresa com o objetivo de oferecer ao empresário as ferramentas necessárias para a preservação do seu patrimônio e a gestão dos negócios. Ele deve ter informações que lhe ofereça condições para avaliar o desempenho e os resultados da empresa, não só da apuração dos resultados mensais, mas de que maneira foi alcançado.

Muitas são as maneiras de qualificar os Contadores e multiplicar oportunidades, dentre estas, destacamos o programa Contabilizando o Sucesso, que visa ampliar qualitativa e quantitativamente a atuação de profissionais de contabilidade. Além disso contribui para a valorização e o fortalecimento do segmento dos contabilistas. Os núcleos formados pelos profissionais da área também são uma forma de trocar experiências e resultados.

Diante disso caro colega Contador, dia 22 de setembro é uma data para celebrarmos com entusiasmo e com o sentimento de que nossos deveres estão sendo cumpridos.

Felicidades e Parabéns

Mauro Roger Pinto
Contador
Membro do Núcleo de Contadores – AEMFLO e CDL-SJ

21/09/2007

Mais notícias