Acesso Rápido

Notícias

IR 21: Receita Federal disponibiliza novo serviço para obter cópia da DIRPF

25/03/2021

A Receita Federal divulgou neste mês um novo serviço disponibilizado aos contribuintes, que permite acessar, de forma on-line, a última Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF). Até então, para ter acesso à declaração, o serviço era restrito a quem tivesse Certificado Digital.

A iniciativa visa facilitar o preenchimento da declaração de 2021 sem a necessidade do contribuinte se deslocar até uma unidade de atendimento presencial da Receita para obter o documento.

A cópia da declaração poderá ser obtida diretamente na internet através de Dossiê Digital de Atendimento (Processo Digital), no Centro Virtual de Atendimento (Portal e-CAC) da Receita Federal.

Para ter acesso ao serviço, o contribuinte deverá entrar no Portal e-CAC, acessar o sistema de Processos Digitais (e-Processo) e clicar em “Abrir Dossiê Digital de Atendimento”. Após este procedimento, no campo “Área de Concentração de Serviço”, deverá clicar na opção “Cópia de Documentos” e depois selecionar “Obter cópia da última Declaração IRPF entregue”.

A Receita Federal esclarece que não é necessário juntar documentos, tendo em vista que basta a abertura do dossiê para a emissão da cópia da declaração. A Receita ressalta ainda que o processo deve ser gerado em nome do titular da declaração cuja cópia se pretende receber.

Por fim, a cópia da última DIRPF transmitida nos últimos cinco anos estará disponível ao contribuinte através da opção “Meus Processos”, no próprio Portal e-CAC.

 

Fonte: Receita Federal 

25/03/2021

Mais notícias