Acesso Rápido

Notícias

Governo mantém IPI reduzido para linha branca e móveis

04/07/2012

Visando estimular a economia e manter o mercado interno aquecido, o governo federal anunciou no último dia 29 de junho, a prorrogação por mais dois meses da redução de IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) para produtos da linha branca (geladeira, fogão, máquina de lavar) e mais três meses para o setor de móveis.

Para o governo federal, a medida é a continuação de uma manobra que vem dando certo em 2012. Segundo o ministro da fazenda, Guido Mantega, a redução da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca, móveis e outros produtos como laminados, luminárias e pisos, representam um aumento direto nas vendas. Mantega afirma que as vendas da linha branca cresceram 22% de janeiro a maio deste ano. O setor comemora a prorrogação e espera aumento de até 10% nas vendas em todo o ano de 2012.

A porcentagem de redução varia conforme o produto. Os refrigeradores continuam com redução de 15% para 5%; fogões, de 4% para zero; máquinas de lavar, de 20% para 10%; e tanquinhos, de 10% para zero. Os móveis, que teve os paineis de madeira incluídos na categoria, permanecerão em 0%.

A gerente comercial da Unilar- SJ, empresa associada à AEMFLO e a CDL-SJ, Saionara Fortes, considera que o incentivo do governo vem estimulando os consumidores a procurar a loja. ?A gente sente a diferença quando acontece um anuncio por parte do governo de redução de IPI para produtos de linha branca e móveis. Muitos clientes nos procuram para tirar dúvidas sobre o valor do desconto e a porcentagem de redução dos juros, isso atrai o cliente e, consequentemente, impulsiona as vendas? analisa. 

Com informações da Veja

04/07/2012

Mais notícias