O Cecop (Conselho Estadual de Combate a Pirataria), órgão da SDS (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável) se reuniu na última quarta-feira (27), na sede do 3º Distrito da Policia Civil, em São José, com o vice-presidente de Relações Institucionais da AEMFLO e da CDL-SJ, Marcos Antonio Cardozo de Souza; o delegado do 3º Distrito Policial , Rodolfo Cabral e com a delegada regional da polícia civil de São José, Sandra Mara Pereira.
O tema da reunião foi a criação do Conselho Municipal de Combate à Pirataria em São José, planejada para o fim deste ano. Além de combater a pirataria e a sonegação fiscal, o conselho também quer implantar ações de conscientização da população para prevenir o problema no município.
A ideia é reestruturar a fiscalização, integrando todos os órgãos competentes e intensificar a prevenção e a repressão de delitos, como a venda ilegal de produtos piratas, receptação e a sonegação fiscal. O secretário executivo do Cecop, Jair Antonio Schmitt, afirma que também há planos para construção de uma delegacia regional de combate à pirataria e a sonegação fiscal em Florianópolis, que atenderia toda a região da Grande Florianópolis.
O vice-presidente de Relações Institucionais da AEMFLO e CDL-SJ, Marcos Antonio Cardozo de Souza, vê a criação do conselho com otimismo e como uma nova luz sobre o problema. "Esperamos mais transparência no processo de orientação e fiscalização no combate à pirataria e à sonegação fiscal. O trabalho de conscientização desse novo órgão com a população vai ajudar os empresários, principalmente os comerciantes, que trabalham dia a dia para sobreviver em um mercado competitivo e vai gerar novas oportunidades", declara. Souza também declara que a AEMFLO e CDL-SJ têm a estrutura e a disposição necessárias para promover, junto com os órgãos municipais, essa campanha de conscientização e auxílio necessário.
Combate à pirataria e à sonegação fiscal são debatidos no município