Acesso Rápido

Notícias

Dia Mundial da Água de 2014 abordará a relação com a energia

20/03/2014

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1992, o Dia Mundial da Água deste ano abordará Água e Energia. A ONU (Organização das Nações Unidas) sempre costuma destinar uma discussão sobre o bem natural na data e definiu a escolha deste ano pelo fato dos temas estarem interligados, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisa de recursos hídricos.

De acordo com a Agência Internacional de Energia, um aumento nominal de 5% do transporte rodoviário no mundo até 2030 aumentaria a demanda por água em 20% do recurso utilizado na agricultura, devido ao uso de combustíveis. A ONU aponta que cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar a água para o consumo das pessoas.

O coordenador da Câmara Socioambiental, da AEMFLO e CDL-SJ, Nefhar Borck, afirma que água é fator de sobrevivência e pela perspectiva simplista que os seres humanos tiveram no passar dos anos, o bem natural acabou por se tornar menosprezado. “Modernamente nos demos conta de que a água e os recursos hídricos precisam de especial atenção e cuidados. Entre as soluções apontadas seria a universalização dos serviços de água e esgoto. Outro objetivo para reversão dos problemas é a aplicação de mecanismos de gestão que incentivem o uso mais racional da água”, diz.

Com informações do Portal Brasil

20/03/2014

Mais notícias