Acesso Rápido

Notícias

Busca por capacitação retrata aumento no empreendedorismo em São José, afirma AEMFLO

08/06/2022

 

Empreender se tornou uma realidade ainda mais forte no Brasil com a pandemia da Covid-19. No ano passado, o Brasil registrou mais de 3,9 milhões de novos empreendimentos formalizados como micro e pequenas empresas (MEIs), um crescimento de 19,8%, comparado a 2020. De acordo com estudo divulgado pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o Sebrae, em 2021, estas empresas representavam 56,7% dos negócios em funcionamento no país, com cerca de 43 milhões de empreendedores. O grupo crescente no setor é de jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos, formando 55% dos novos investidores. As mulheres representam 49% deste crescimento.

Segundo a AEMFLO e CDL-SJ, entidade que reúne mais de 3,5 mil associados na Grande Florianópolis, os dados nacionais se refletem na região. Além do número de empresas, São José está entre as cinco cidades catarinenses que mais abriram empresas em Santa Catarina em 2021. Foram 9.245 empresas constituídas, 3.373 extintas, um saldo de 5.782 segundo dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), outro indicador é a busca por conhecimento e ferramentas.

O PlaneMPE, (Programa de Gestão Empresarial da AEMFLO e CDL-SJ), que oferece capacitações presenciais e gratuitas para empresários e gestores, teve alta procura e as inscrições encerraram no primeiro dia. A quarte edição oferecida este ano, e que tem início nesta terça-feira, Ele proporciona geração de negócios e novos parceiros, cultivo de relacionamentos e, principalmente, avanço nas principais áreas da gestão empresarial. Para o presidente em exercício da AEMFLO e CDL-SJ, Gilberto Rech, o programa ajuda quem está com vontade de empreender e quem já está empreendendo. “É um programa básico para iniciantes e atrai muitas pessoas. É um indicador que os dados nacionais se refletem em São José também”, explica.

O PlaneMPE está na quarta edição de 2022, e, ao longo de quatro anos, desde 2018, já capacitou mais de 450 empresários.

O Programa tem duração de um mês, com quatro encontros abordando os módulos de Administração e Departamento Pessoal, Gestão Financeira e Tributária, Gestão Estratégica e Comercial e Marketing, pensados especialmente nas principais necessidades dos empreendedores. Podem participar até duas pessoas por empresa, com entrega de Certificado Digital no final.

 

08/06/2022

Mais notícias