A cerimônia principal aconteceu no Auditório Dite Freitas.
Nesta segunda-feira, 25/9, o dia foi de grande emoções para o setor produtivo de São José. Dois grandes empresários da cidade foram homenageados pela AEMFLO e CDL-SJ: Dite Freitas, que foi responsável por facilitar a venda do terreno da antiga sede das entidades em Barreiros, e o fundador Conrado Coelho Costa Filho, primeiro presidente das entidades. Os nomes dos dois foi dado ao auditório e o miniauditório da sede.
O evento reuniu empresários importantes e lideranças da região na sede das entidades. O presidente da AEMFLO e CDL de São José, Gilberto Rech, destaca que a homenagem é um reconhecimento aos dois empresários que fizeram muito pelas entidades, pela economia de São José e de todo o estado.
Conrado esteve presente com a esposa Clarice e os dois filhos, Cássio e Maíra. Dite Freitas é falecido, mas foi representado pelo filho Jorge Freitas e por Altair Silvestre, diretor-presidente da Intelbras.
Confira as fotos do evento aqui.
Os homenageados
João Moacir, presidente do Conselho, Jorge Freitas, filho de Dite Freitas, Gilberto Rech, presidente da Diretoria, Conrado Costa Filho, primeiro presidente da AEDIS, e, Altair Silvestre, diretor-presidente da Intelbras.
O empresário Dite Freitas era natural de Laguna. Nasceu em 25 de janeiro de 1930 e morreu há 20 anos em 7 de fevereiro de 2002, deixando um legado empresarial e de incentivo ao esporte. A vida empresarial começou em 1947, quando começou a ocupar cargo na diretoria da Carbonífera Criciúma. Doze anos depois já era diretor da Carbonífera Metropolitana e apoiou os mineiros da companhia na fundação do Metropol Esporte Clube, time que foi seis vezes campeão catarinense nos anos 60 e chegou a disputar a Taça Brasil, competição precursora do Campeonato Brasileiro. Também foi fundador da Incoesa e diretor da Intelbras, sempre mantendo os incentivos esportivos. Em São José, trouxe grandes transformações para a região com a Intelbras. Jorge Freitas contou que o pai tinha muito carinho pela AEDIS e pela ideia do associativismo na região. "Ele insistiu muito para que abríssemos mão daquele patrimônio em prol de colaborar com uma instituição da região", pontuou ele.
Conrado Coelho Costa Filho é membro nato do Conselho Deliberativo da AEMFLO e CDL de São José. Participou da fundação das entidades. É engenheiro na Gallassini Telecomunicações. Costa foi cofundador da AEMFLO, em 1984, quando ainda se chamava AEDIS (Associação Empresarial do Distrito de São José). Presidiu a entidade nas três primeiras gestões, de 1984 a 1990. E até hoje se dedica ao associativismo, com ações e ideias para o respaldo e crescimento da AEMFLO e CDL-SJ. Conrado relembrou momentos da sua gestão, das amizades que ali conquistou, e ficou emocionado com a homenagem, podendo ainda ouvir os próprios filhos reconhecerem seus esforços. "Eu dividia a atenção do meu pai com a AEMFLO, então é como se fosse uma irmã para mim. Rever todas essas pessoas que me viram crescer aqui é muito legal", afirmou a filha.
Fotos: Germano Rotaro/Divulgação.