Empresários que compõem a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis e da Câmara de Dirigentes Lojistas de São José (AEMFLO/CDL-SJ) visitaram na manhã desta quarta-feira, 20/9, a maior obra do Brasil, o Contorno Viário da Grande Florianópolis, que é uma das principais bandeiras das entidades. A data de entrega total das obras esta mantida pela Arteris, empresa que detém a concessão da obra. Para o presidente das entidades Gilberto Rech, conhecer a obra presencialmente mostra a grandiosidade e a qualidade que tem o Contorno Viário. “O Contorno Viário é uma pauta considerada prioritária pelo empresariado da região. Ao termos acesso a obra e aos dados vemos o quanto estamos perto de concretizar este importante passo para a mobilidade da nossa região”.
Representantes da concessionária fizeram uma apresentação geral da obra, detalharam o andamento dos trabalhos em todos os trechos da futura rodovia e apresentando um balanço de avanço do Contorno. E a Arteris afirma que trabalha para entregar em fevereiro de 2024 (prazo contratual).
A gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Arteris, Daniela Bussmann, explicou que atualmente o contorno está 84% concluído. “Era para estar 90% mas teve um atraso por conta de empreiteiras, autorizações e licenças”. Um dos aprendizados destacados foi sobre as leis dos contratos de concessão, que mudaram justamente por causa do contorno. Segundo Daniela não há interesse da concessionária em entregar a obra parcialmente.
Dados do Contorno
50 km de pistas duplos
4 Túneis duplos (7.300 metros)
7 Pontes duplas
21 + 2 Passagens em desnível + travessias
6 Trevos de intersecção
1.179 Áreas desapropriadas
R$ 3,9 Bi Investimento
3,2 mil Empregos
O vice-presidente Regional da Facisc da Grande Florianópolis, Odilio Guarezzi, alertou sobre a intersecção entre o Contorno Viário e a SC-281. “É algo que quando estiver pronto o contorno vai trazer mais problemas para a região”. Laércio Tabalipa, membro do Conselho Deliberativo, da AEMFLO E CDL/SJ, também destacou que a inoperância de governos passados que não tiveram a visão e desmontaram o antigo DER prejudicaram ações vo está que precisam de integração entre os poderes. Atualmente não há projeto para que seja feita a ligação entre o contorno e a SC-281
A visita ocorreu em parte da obra em São José chegando a Biguaçu. O grupo visitou o túnel 4. Uma obra que possui 904 metros e está em fase de finalização.