O site da AEMFLO E CDL-SJ utiliza cookies, pequenos arquivos, para aprimorar a navegação do site e também para saber mais sobre os visitantes que acessam a página. Por respeito ao princípio da autodeterminação informativa, ao entrar no site o usuário poderá definir previamente suas preferências de cookies. Para saber mais sobre cada tipo de cookie, recomendamos o acesso ao site allaboutcookies.org para auxiliar na decisão sobre quais cookies deseja permitir. Para definir as preferências de cookies, clique em "configurações".

Configurações avançadas de cookies

A LGPD e a importânica da atualização do CRM

Nos últimos anos, a importância do CRM (Customer Relationship Management) para a gestão de clientes ganhou ainda mais evidência. Afinal, em um cenário tão competitivo, manter um bom relacionamento é essencial para a fidelização de clientes e isso só é possível a partir de estratégias eficientes que colocam o cliente sempre em primeiro lugar.

Contudo, para que o trabalho de CRM seja realmente estratégico, a base de dados deve ser constantemente atualizada, o que influencia diretamente nos resultados comerciais e ainda garante que a companhia esteja enquadrada na nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Por isso, realizar uma auditoria de dados de CRM é de suma importância para uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. “Ser cuidadoso com a base de CRM pode trazer inúmeros benefícios para o negócio: sua comunicação se torna mais ágil e assertiva, as chances de vendas aumentam e o risco de ser autuada na LGPD é praticamente nulo”, explica Maucir Nascimento, especialista da Speedio em Growth, Marketing e Vendas.

Ainda segundo o especialista, a atualização da base de clientes e prospects está sendo um grande problema para muitas companhias, pois é uma tarefa árdua e que demanda tempo, mas a máquina de vendas não pode parar e, ao mesmo tempo, todas as informações precisam ser revistas o mais rápido possível.

Isso porque a nova lei de proteção de dados já está em vigor e suas penalidades começam a ser aplicadas em agosto de 2021 para as empresas que não cumprirem todas as regras. “A multa da LGPD representa em média 2% do faturamento da empresa”, alerta Nascimento. Isso sem contar outras sansões que a empresa pode sofrer.

Outro fator que dificulta a auditoria das informações do CRM é o tamanho da base, principalmente para as grandes organizações, que contam com um volume imenso de informações coletadas ao logo dos anos. E tudo isso vale dinheiro. “O principal desafio é fazer toda revisão desses dados em um prazo curtíssimo”, reforça Maucir.

Porém, caso todas essas informações não sejam revistas e validadas, “esses dados não poderão ser usados para fins de prospecção ou qualquer outra coisa dentro da empresa e deverão ser totalmente descartados”, avisa.

UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL PARA O CRM 2.0

Hoje a tecnologia tem sido a grande aliada de muitos negócios e em muitas situações, incluindo a gestão eficiente e atualização do CRM. Recursos baseados em Inteligência Artificial e Big Data estão sendo utilizados na validação de contatos de bancos de dados já existentes.

“Com esse tipo de tecnologia é possível fazer toda a auditoria das informações contidas no CRM a partir de fontes públicas, que estão disponíveis nas redes sociais, órgãos governamentais e sites, por exemplo”, explica Nascimento.

A partir dessa “higienização de dados”, além de eliminar todas as informações que não são mais válidas, como telefones e e-mails inexistentes, removem-se também os dados de pessoas físicas, que por sua vez não estão alinhados com a LGPD. “Ao executarmos uma auditoria, temos a preocupação de adotar esses critérios e garantir que todos os dados estejam de acordo com a legislação vigente”, detalha Maucir.

Mas para quem ficaria a responsabilidade sobre a integridade das informações revistas e validadas? “Caso a validação de dados seja questionada, caberá à empresa responsável pela auditoria a comprovação de que todas as informações mantidas no CRM são de fontes públicas”, ressalta.

Deste modo, o CRM da empresa está atualizado e enquadrado em todas as regras atuais, o que certamente irá favorecer as ações de relacionamento com os clientes e gerar novas vendas.

 

Com informações da CNDL

Compartilhe

Notícias relacionadas

Prêmio Inovação AEMFLO

Confira os cases de sucesso finalistas do Prêmio AEMFLO Inovação 2025

Comércio Subcategoria até 30 colaboradoresBIG PAN 24 HORAS – “Podcast Papo de Padaria”.Isa Confecções – “Virada de chave através da rede sociais”.JJ Suplementos – “Transformando saúde, experiência e performance com inovação!”. Subcategoria de 31 a 100 colaboradoresMADEIREIRA UNIÃO – “Semana do Carpinteiro – Relacionamento que Fortalece”.ESCRITOLÂNDIA – “WhatsApp como ferramenta estratégica de atendimento, relacionamento e […]

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    © 2025 - AEMFLO E CDL-SJ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESENVOLVIDO E OTIMIZADO POR WEBi