A Páscoa já é amplamente conhecida por ser uma celebração que movimenta bastante o comércio. E, se você busca por boas ideias e sugestões de ações para vender mais na Páscoa, você está no lugar certo! Preparamos dicas imperdíveis que vão te ajudar a movimentar o seu varejo, surpreender os seus clientes e, por fim, aumentar as vendas do seu supermercado. Acompanhe!
Seis sugestões para o seu supermercado vender mais na páscoa
1. Movimente diversos setores da loja
É claro que os chocolates são a grande estrela da Páscoa. E nós não estamos tentando apagar o protagonismo deles. Porém, para vender mais na páscoa também é importante movimentar outros setores do seu supermercado.
Uma boa dica é chamar a atenção para as bebidas e para os pescados, já que produtos dessas categorias também costumam ser bem vendidos durante a Páscoa. Flores e itens de decoração também fazem sucesso nessa época.
Dessa forma, quando for fazer os encartes de temas pascoalinos, além de destacar os ovos de chocolate e a colomba pascal, lembre-se de também focar nesses outros setores. Que tal ensinar receitas deliciosas que podem ser feitas na Páscoa? Ou ainda, dar sugestões de como fazer uma decoração inesquecível para a festa?
2. Entre no clima da Páscoa – tanto nas redes sociais quanto na loja física
Outra dica para vender mais na Páscoa é entrar no clima da festa. Aposte em encartes e postagens nas redes sociais que, além de oferecerem um conteúdo relevante, também tenham uma identidade visual que remeta à festa.
Além disso, aproveite para caprichar na decoração no seu PDV. Exponha itens pascais como cestos com ovinhos de chocolates, cenouras, coelhos e demais adereços temáticos, coloridos e alegres.
Ademais, é possível colocar músicas temáticas, deixando o seu varejo mais lúdico e, também, sugerir que os colaboradores engajem-se na data. O objetivo final é fazer com que os clientes sintam-se únicos e especiais. Eles devem notar que tudo isso foi feito para eles.
3. Crie kits exclusivos e personalizados
Assim como o Natal de 2020 foi diferente para o varejo, a Páscoa também deve ser. Muitas pessoas que tinham o hábito de reunir-se com a família para fazer grandes almoços de domingo terão que repensar esse hábito. Porém, isso não significa deixar de comemorar a Páscoa.
A você, como varejista, cabe compreender essas mudanças e adaptar-se a elas, oferecendo boas sugestões e soluções para os seus clientes. Assim sendo, que tal criar kits exclusivos de Páscoa para os seus shoppers?
Você pode criar kits de tamanhos diferentes – para uma, duas, três, quatro ou mais pessoas, por exemplo. E como já citamos anteriormente: lembre-se de que a Páscoa não se resume ao setor de bomboniere e chocolates. Assim sendo, o seu kit pode conter bebidas, flores, colomba pascal, entre outros.
Além disso, é possível fazer um kit que contenha os ingredientes para montar todo um almoço de Páscoa, com pescados – destaque para o bacalhau, – e demais insumos que compõem a receita. Sempre, é claro, envoltos por uma cesta e/ou embalagem exclusiva e diferenciada, que faça o seu cliente se sentir especial.
4. Produtos artesanais estão em alta
Que tal verificar a disponibilidade de comercializar ovos de páscoa de mais opções de produtos artesanais – que, é claro, tenham relação com a Páscoa? Essa é uma forma de você valorizar os pequenos empreendedores da região, conquistar mais simpatia pelo público e, ainda, diferenciar-se da concorrência. Afinal, estará vendendo produtos únicos e artesanais.
5. Prepare seu estoque
Nada pior do que o cliente chegar na sua loja e não encontrar aquilo que gostaria. Porém, o oposto – comprar muitos produtos e eles encalharem na sua gôndola, – também é péssimo para o seu varejo. Assim sendo, se você deseja vender mais na Páscoa mas não preocupar-se com o excesso de produtos parados no seu estoque, é essencial que ele esteja de acordo com os desejos de compra dos seus consumidores. Para isso, verifique o histórico de vendas da Páscoa dos anos anteriores e, também, acompanhe o que é tendência no momento.
Fazendo uma análise detalhada da Páscoa dos anos anteriores, você poderá prever de forma adequada como preencher o seu estoque. Os dados levantados servem de base para tomar essas decisões de compra.
Vale lembrar que essa é uma prática extremamente importante para qualquer data comemorativa. Sempre é importante analisar períodos anteriores para compreender melhor o fluxo de vendas do seu varejo.
6. Use a tecnologia como sua grande aliada para vender mais na Páscoa
Lembre-se que a tecnologia é sua grande aliada para vender mais na Páscoa. Ela ajuda a gerar mais valor ao seu ponto de venda, permite que o atendimento seja mais ágil, oferece maior segurança para você e seus clientes e, ainda permite uma melhor comunicação entre o seu negócio e os shoppers. Além disso, contando com boas ferramentas tecnológicas, você mostra que é uma marca antenada às novidades e, assim, tem maiores chances de surpreender o seu cliente.
A nossa sugestão é: conheça e faça uso de soluções tecnológicas para conhecer cada vez melhor os seus consumidores. Tendo esse cuidado, você compreenderá o que cada um dos seus clientes deseja e, com isso, entregar a oferta certa, para o cliente certo, na hora certa, pelo canal ideal.
Fonte: Gestão de Clientes