Acesso Rápido

Blog

Gestão Financeira: 5 ações eficientes para sua empresa

07/07/2021

Muitas empresas com grande potencial de crescimento acabam sofrendo com a crise financeira ou até decretando falência por não saberem conduzir os processos de entrada e saída de dinheiro. Uma boa gestão financeira empresarial é essencial para qualquer negócio, não importa o tamanho ou atividade que desempenha. Mas você sabe o que é preciso para aperfeiçoar e controlar as finanças do seu negócio?

Confira CINCO ações eficientes de gestão econômica e financeira para a sua empresa:

1. Implementar Planejamento Estratégico

Com o planejamento estratégico, a empresa sabe onde está e para onde quer chegar. Também aponta os recursos financeiros, humanos e materiais necessários para os objetivos definidos, mostrando de uma forma detalhada quais caminhos precisam ser percorridos, e apresentando um mapeamento do momento atual e futuro da entidade.

2. Realizar Gestão de Custos

A gestão de custos tem grande importância para as finanças da empresa, já que ter controle e conhecimento dos valores faz toda a diferença nos resultados de um empreendimento. Esse detalhamento deve ser utilizado para a correta precificação dos produtos ou serviços comercializados. A descrição de todos os custos e divisão em fixos e variáveis também pode auxiliar o gestor a diminuir e, quando necessário, cortar valores que estejam impactando negativamente o negócio.

3. Analisar Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta que permite conhecer, de forma detalhada, todas as entradas e saídas de recursos da empresa. Ele te mostra uma visão do futuro das finanças do seu negócio, o que permite o conhecimento antecipado de como serão os pagamentos e desembolsos de recursos, e possibilita o planejamento para outros investimentos necessários.

4. Controlar a Inadimplência

A inadimplência é responsável por muitos desacertos no caixa de uma empresa. As contas a pagar não esperam, por isso é fundamental adotar medidas emergenciais para conter a crescente dos débitos pendentes de clientes. Estude estratégias como oferecer descontos para quitação à vista ou facilitar o pagamento em parcelamentos concretos. Cogite na possibilidade de aderir a uma plataforma que aceite pagamentos via cartão de crédito ou boleto registrado para garantir os recebimentos em dia.

5. Fazer Cursos de Gestão Econômica e Financeira

Os cursos de Gestão Financeira são excelentes alternativas para quem deseja não apenas controlar as finanças, mas entender profundamente o negócio. Então aproveite nossa Agenda de Cursos e Treinamentos, com assuntos pertinentes às áreas financeira e administrativa. ACESSE AQUI.  As aulas ocorrem de forma virtual ou presencial na nova sede da AEMFLO, localizada na Rua Vidal Procópio Lohn nº 91, no Distrito Industrial de São José (SC). 

07/07/2021

Mais Postagem