Acesso Rápido

Notícias

Licenciamento Ambiental da Avenida Beira-Mar de Barreiros avança com Audiência Pública e participação da comunidade

30/08/2024

Na última terça-feira (27), cerca de 200 pessoas estiveram presentes na audiência pública que marcou uma nova fase do processo de licenciamento ambiental da futura Avenida Beira-Mar de Barreiros, em São José. Organizado pela Prefeitura de São José e pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o encontro permitiu que a comunidade expusesse dúvidas e preocupações em relação ao projeto, que promete impactar a mobilidade urbana da região.

O diretor de Desenvolvimento Econômico da AEMFLO e CDL de São José, Robson Truppel, que participou da audiência, destacou a abrangência dos estudos apresentados durante o encontro. "Foram apresentados todos os estudos e todas as situações de cada projeto da Beira-Mar de Barreiros. Durante a apresentação, todos os aspectos foram colocados: aspectos de projetos de construção, viabilidade, a parte de onde e como vai ser feito o aterro. Também foram apresentadas as áreas comuns, as vias e todos os acessos que podem ser utilizados para a chegada no trevo de Barreiros e na beira marginal da BR", explicou Truppel.

Ele ainda mencionou que, ao final da apresentação, o processo de licenciamento prévio foi aberto para perguntas da comunidade. "Essas perguntas, que eram desinteressadas, foram respondidas durante a audiência pública. Ao final, todos saíram com as ações encaminhadas, e o próximo passo agora depende do IMA, que precisa liberar a Licença Ambiental Prévia (LAP), necessária antes da instalação do empreendimento", explica Truppel.

O gerente de licenciamento de infraestrutura do IMA, Fernando Bombardelli, responsável pela apresentação do projeto e pelo esclarecimento das questões levantadas, destacou o sucesso do evento. Segundo ele, a audiência contou com a participação da comunidade com perguntas voltadas à maricultura e às áreas de lazer que serão afetadas pela obra. "Estamos satisfeitos com a troca de informações e a participação da população. O próximo passo é analisar as questões levantadas e, caso não haja necessidade de novos documentos, emitiremos um parecer sobre a concessão da Licença Ambiental Prévia (LAP)", afirmou Bombardelli.

O secretário da Casa Civil de São José, Luiz Fernando Verdine Salomon, reforçou que a audiência cumpriu seu objetivo de ouvir e esclarecer a comunidade. Ele também expressou confiança de que a LAP será concedida ainda este ano, permitindo que o processo licitatório internacional seja iniciado.

A futura Avenida Beira-Mar de Barreiros, com 3,7 quilômetros de extensão e investimento previsto de mais de R$ 200 milhões, deverá ser concluída em até 48 meses, segundo estimativas do cronograma. A obra contará com financiamento de US$ 43,2 milhões do Fonplata, já aprovado pelo Governo Federal.

Impacto na Comunidade
Com a comunidade engajada e os estudos técnicos em fase avançada, São José caminha para concretizar um sonho de mais de 40 anos. Robson Truppel reiterou que a obra, além de sua relevância para a mobilidade, terá impactos positivos para a qualidade de vida da população. "Esse diálogo é fundamental para que possamos equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. A Avenida Beira-Mar de Barreiros será uma obra emblemática para o futuro da nossa cidade", ressaltou Truppel.

O projeto da Avenida Beira-Mar de Barreiros promete transformar a paisagem urbana e a vida dos moradores da região, com melhorias na infraestrutura, nas áreas de lazer e na mobilidade, beneficiando não só São José, mas também cidades vizinhas como Florianópolis e Biguaçu.

30/08/2024

Mais notícias