No dia 16 de abril, o Núcleo de Contadores de Gestão Empresarial (NUCONT) realizou um debate on-line sobre as “Ferramentas de Primeiros Socorros” para que os contadores pudessem compartilhar com seus clientes em tempos de crise. A reunião foi conduzida pelo coach e consultor de empresas, Botter Maio, que apresentou as ferramentas da Programação Neurolinguística na Prática (PNL), voltadas para liderança e vendas.
O especialista falou ainda sobre a importância de saber ouvir, falar e conseguir identificar as reais necessidades dos clientes, para então fazer uma abordagem eficaz. “ Se o cliente se senti compreendido, automaticamente ele se sentirá melhor. A empatia é o melhor caminho para estreitar as relações interpessoais”, destacou Botter. Que detalha as principais ações para uma abordagem: “faça um planejamento da conversa, identifique o assunto e resume para que cliente compreenda com mais facilidade. Durante o bate-papo, esteja atento a todos os detalhes, não somente no que ele estiver falando, mas é fundamental observar suas expressões corporais”, explica.
Botter foi enfático ao comentar sobre o laço de confiança entre cliente e empresário. “Essa é a pedra fundamental nos negócios, por isso nunca espere acontecer, tenha atitude, responsabilidade, autoconfiança e proatividade. Com essas qualidades, faça um bom marketing pessoal, pois você é grande responsável por seu sucesso ou seu insucesso”.