A classe contábil está em constante transformação. A legislação volta e meia sofre alterações e o aumento das exigências por parte dos órgãos governamentais.
Assim, os contabilistas precisam se manter em dia com as atualizações. E há dez anos o Nucont (Núcleo de Contadores de Gestão Empresarial), da AEMFLO e CDL-SJ, reúne profissionais interessados em oferecer algo a mais para os clientes, por meio de atualizações, troca de experiências e de inúmeras capacitações.
O núcleo surgiu em 2005 e utiliza a metodologia do Programa Empreender, do Sebrae, que busca encontrar soluções conjuntas, permite que problemas sejam resolvidos mais facilmente e oportunidades sejam aproveitadas. O atual coordenador, Tadeu Vieira, participa do Nucont desde o início e fala como o núcleo mudou de lá pra cá. “As empresas evoluíram muito, principalmente em qualidade. Com o passar dos anos, ganhamos novos integrantes, apostamos mais em capacitações e elaboramos diversas campanhas”, relata.
Angélica Botelho de Quadros participa do Nucont há dois meses. Ela descobriu e se interessou pelo núcleo em conversas com o coordenador. “Desde então passei a ter um contato maior com outros contadores. É muito dinâmico, porque falamos a mesma língua. Compartilhamos nossas dúvidas e trocamos experiência”, relata.
Principais ações
Por conta das mudanças constantes na legislação, o Nucont realiza diversas capacitações para que os nucleados se mantenham atualizados. Em dezembro do ano passado, os contadores participaram da palestra que abordou o eSocial, lei que altera a legislação tributária federal relativa aos impostos IRPJ (Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas), CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), PIS (Programa de Integração Social)/Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e extingue o RTT (Regime Tributário de Transição).
Nucont realiza diversas palestras para discutir mudanças na legislação
Para a nucleada Milene Inês Scalco Geller, esses eventos são fundamentais para a rotina do escritório. “Volta e meia somos surpreendidos com mudanças na legislação e precisamos ter argumentos para os nossos clientes. As capacitações e as reuniões, aliadas ao dia a dia, são a base do nosso conhecimento”, revela. Milene ressalta o quanto o Nucont é engajado em causas sociais e contribui para a sociedade.
No início do ano, o núcleo doou mil litros de leite para a creche Monte Moriát, da Associação de Pais e Amigos do Loteamento Los Angeles, em Forquilhinhas.
Nucont doou mil litros de leite para a creche em Forquilhinhas
Anualmente, os contadores do Nucont participam do Declare Certo, campanha realizada pelo Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis) Grande Florianópolis, para auxiliar a população na declaração do IR (Imposto de Renda). Esse ano, diversos nucleados participaram da ação, que é gratuita, na Avenida Leoberto Leal, em São José.
Integrantes do Nucont prestam atendimento gratuito à população sobre o IR 2015
Outra ação gratuita que conta com o apoio do Nucont é o Balcão do Empreendedor, que visa orientar os empresários da Região Metropolitana de Florianópolis sobre a legislação fiscal e tributária. O atendimento precisa ser agendado e é realizado na sede da AEMFLO e CDL-SJ, em Barreiros, todas as terças e quintas-feiras.
O coordenador do Nucont enxerga o futuro do núcleo cada vez mais promissor. “Queremos reunir mais profissionais e se tornar referência em qualidade nos serviços contábeis”, revela ele, completando que o núcleo apostará ainda mais em capacitação e se engajará em diversas ações.
Angélica dá um recado para quem pensa em fazer parte do Nucont. “É uma grande experiência. Estamos sempre em contato uns com os outros, aprendendo novas situações. Aprender sozinho é mais difícil. Essa proximidade trará grandes resultados para o seu negócio”, diz.
Nucont planeja ampliar ações e conquistar novos integrantes