Segundo ele, o Brasil é uma das nações mais empreendedoras do mundo, mas infelizmente o povo não é treinado para lidar com questões financeiras. “Entendo que isso deveria ser ensinado desde o berço. Muitos empresários iniciam errado. Não estudam o negócio, seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Não buscam entender a tributação, que é o seu ponto de equilíbrio”, conta. Existem muitos empreendedores que não sabem o quanto devem produzir ou vender, refletindo diretamente na falta de uma reserva financeira e fluxo de caixa apertado. “Em novembro, não é raro os empresários buscarem capital de giro para conseguir pagar o décimo terceiro dos seus colaboradores”, revela.
Em tempos de crise, Cordeiro afirma que é preciso gastar menos. “Solicite os balancetes contábeis mensais e busque no sistema financeiro uma planilha, contendo todos os gastos e receitas. Reveja os preços, busque parceiros, compras coletivas e saia da zona de conforto”, diz. O empresário dá um exemplo de como funciona. “Na minha empresa, sempre compramos com um fornecedor e, por comodidade, acabamos relaxando. Fiz uma rápida tomada de preço e destaquei dois itens: papel higiênico e papel toalha. Pesquisei em uma pequena loja que abriu aqui perto e pasmem: no papel higiênico consegui reduzir 42% e no papel toalha 35%. Isso me gera uma economia mensal de R$ 87,00 e ao ano são mais de R$ 1.000,00. Uma boa gestão financeira pode evitar que você venha a falir”, comenta.
Cordeiro finaliza com três dicas para um gerenciamento eficaz da gestão financeira. A primeira é não misturar as contas da pessoa física com as da pessoa jurídica. “Muitos empresários não sabem quanto ganham mensalmente. E se não sabe quanto ganha, automaticamente não sabe quanto gasta. Se não sabe quanto gasta, pode haver vários vazamentos financeiros. Mantenha um bloquinho de anotação ou baixe em seu celular uma planilha de controle de gastos pessoais, vá anotando tudo. Um cafezinho, um lanche, o estacionamento etc. No fim do mês, você irá se surpreender e poderá determinar metas para economizar”, afirma.
Ele continua ressaltando a importância de ter uma reserva financeira, tanto nas empresas quanto na poupança pessoal, para garantir segurança. E, por último, aconselha: conheça o seu negócio. Olhe para ele, veja o que tem que ser feito para alavancar seu faturamento, diminuir a ociosidade e melhorar o controle dos custos. E lembre-se: na crise, tire a letra "s" e crie”, conclui.
Gestão financeira foi tema de capacitação
Cordeiro abordou o assunto durante capacitação, realizada na última quarta-feira (15/06), na reunião do Nume (Núcleo da Mulher Empresária), da AEMFLO e CDL-SJ. O encontro aconteceu na sede das entidades, em Barreiros.
A coordenadora do Nume, Juliana Simon, enaltece a importância da capacitação. "Com uma abordagem leve, mas de muita profundidade e aplicabilidade, o Nume concluiu mais uma etapa do seu planejamento. Cordeiro transmitiu importantes informações, como quando podemos aprofundar e corrigir nossos passos na gestão financeira, pessoal e empresarial. Sempre com foco nas diretrizes do associativismo, subimos mais um degrau rumo a excelência e ao sucesso", relata.