Em evento na tarde da última quarta-feira (15), foi apresentada a nota fiscal de serviço eletrônico, a fly e-nota, para os empresários de São José. O curso de capacitação que lotou o auditório Dite Freitas, da AEMFLO e CDL-SJ, teve o intuito de orientar os empresários do município sobre a correta utilização, o processo de adesão e os respectivos prazos do novo sistema. As empresas terão até o dia 31 de julho para adotar o método informatizado de nota fiscal.
O palestrante Ademar Bublitz (Centro) tirou as dúvidas dos empresários que lotaram o evento no auditório Dite Freitas
A coordenadora do Nucont (Núcleo de Contadores), do Programa Empreender da AEMFLO e CDL-SJ, Kátia Cirlene Tavares, surpreendeu-se com o sucesso do evento e já programa uma segunda reunião para atender os empresários que não puderam participar da primeira turma.
O evento superou as expectativas. Vamos ter que fazer mais uma reunião. Lotou o auditório. Vamos abrir mais uma turma para dar chance aos empresários que não conseguiram assistir devido à lotação”, disse. A coordenadora se mostrou otimista com a implantação do novo sistema de emissão de nota fiscal. “Esse sistema ajuda bastante, pois diminui custos, traz praticidade e ajuda a fiscalização a fazer um trabalho rápido e eficiente. Vai facilitar para o empresário, para a prefeitura e também para o cliente. É só vantagem”, ressalta.
O secretário da Receita da prefeitura de São José, Clonny Capistrano Maia de Lima, aponta as vantagens do novo sistema. “A implantação vai ser um agente facilitador para a fiscalização e uma vantagem também para o empresário, pois a nota escrita a mão vai ser substituída por um sistema informatizado e integrado de dados. A implantação é uma lei que foi aprovada pela câmara municipal em 2011, com o intuito de modernizar o sistema fiscal de São José”, explica.
Ele destacou, ainda, que a capacitação dos empresários e dos órgãos fiscalizadores, para adaptação do novo sistema, é essencial. “A prefeitura treinou o pessoal. Houve curso para os fiscais, para os servidores da receita, para os contadores do município e para os empresários. Temos que fazer outra turma para atender o restante dos empresários para, então, a capacitação ser completa, declara Lima.
Todas as empresas prestadoras de serviços do município de São José deverão adotar a nota fiscal eletrônica. Alguns setores vão começarão a utilizar, de maneira pioneira, e depois, gradativamente, todas as empresas irão aderir ao sistema. No período de 16 de fevereiro a 5 de março, os empresários devem preencher a solicitação de acesso ao sistema que está disponível no site da prefeitura.
Para mais informações acesse www.pmsj.sc.gov.br ou ligue para (48)3381-0000.