Unir profissionais especializados em instalação de aquecedores. Esse é o intuito do AECIA (Núcleo Empresarial Catarinense de Instaladores de Aquecedores), da AEMFLO e CDL-SJ, que utiliza a metodologia do Programa Empreender, do Sebrae. Os integrantes do núcleo se reúnem constantemente, para discutir as oportunidades do mercado e encontrar soluções para problemas comuns.
O integrante do AECIA, Joseph Ilyan, é um dos fundadores do núcleo, que iniciou em 2004. "O objetivo da criação do AECIA foi para trazer mais representatividade ao setor, facilitar as compras feitas direto do fabricante, troca de informações, entre outros. Se todos os profissionais do setor fizessem parte da mesma linha e capacitariam os colaboradores dentro das normas técnicas do nosso setor", afirma.
Os profissionais que fazem parte do AECIA atendem as normas técnicas ditadas pela lei brasileira, inclusive a NBR 13103, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que estabelece os principais requisitos para instalação de aparelhos a gás para uso residencial. "E os integrantes são especializados em todas as linhas de aquecimento, como a água, gás, solar e elétrico", explica o coordenador do núcleo, Carlinhos Berlatto.
Berlatto conta que o associativismo o motivou a participar do AECIA. "Eu acredito no associativismo desde o início da minha empresa. Fazer parte de um núcleo da nossa área de atuação unifica as informações, oferece diversas oportunidades e nivela qualquer mercado", diz. O coordenador relata as vantagens de participar do núcleo. "O AECIA proporciona ampliar os horizontes de trabalho. Ensina muito a todos, pois num mesmo segmento existem vários nichos de mercado, na qual aprendemos e podemos nos especializar se houver interesse. Além disso, quando há um problema, todos se unem em busca de solução. Atuar em conjunto simplifica os mais variados fatores", destaca.
Ações do AECIA
Os integrantes do AECIA promovem diversos eventos para adquirir e transmitir conhecimento. As palestras organizadas pelo núcleo são eventualmente realizadas no auditório Dite Freitas, na sede da AEMFLO e CDL-SJ, em Barreiros. Em agosto deste ano, o núcleo organizou a palestra "Evolução da Tecnologia Aplicada em Aquecimento a Gás e Normas de Segurança para Instalação", com o técnico em eletrônica e tecnólogo em gestão de produção industrial, Ricardo Amaral, que abordou as normas de segurança para o segmento e reuniu cerca de 50 pessoas.
O núcleo realiza ainda visitas técnicas, para conhecer cases de empresas de sucesso e adquirir experiência. Uma das visitas feitas pelo AECIA aconteceu em março deste ano na Cobresul, empresa especializada em tubos de cobre, localizada em Joinville.
As causas sociais também fazem parte do trabalho realizado pelo AECIA. Em 2012, o núcleo atuou forte pela campanha do agasalho. As empresas que participaram da campanha na época concederam 10% de desconto nas visitas técnicas aos clientes que contribuíram com peças de roupas e doaram para as instituições de caridade das cidades na qual se situam.
A integrante do AECIA, Ivani Litter, participa do núcleo desde 2009. Ela ressalta a importância desses eventos para os profissionais. "Ajuda a divulgar o nosso núcleo e traz conhecimento. Realizamos ainda palestras técnicas, bem dinâmicas. O próximo evento será uma confraternização em comemoração aos dez anos do AECIA", diz. Ivani relata ainda as qualidades de fazer parte do núcleo. "O meu interesse em participar foi principalmente pelo associativismo. Hoje percebo o quanto ganhei em troca de ideias e experiências", afirma.