Como diferencial, ele revela que a empresa está lançando o INubem, uma solução barata, simples e fácil para construir sistemas próprios. “Qualquer pessoa que não entenda de computação pode criar e disponibilizar sua aplicação pela internet. O serviço não requer contrato ou necessidade de entrar em contato com nossa área comercial ou técnica. As aplicações podem ser construídas sobre a plataforma, atendendo empresas de vários portes. O custo também é atraente, pois é proporcional ao uso, sem taxas mensais ou de entrada”, revela.
A empresa entrou no mercado em 1996, mas a experiência de Ramon no segmento começou antes. A internet foi lançada no Brasil na década de 1990, enquanto o empresário fazia seu doutorado em engenharia na Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo). Como já utilizava a internet na universidade, ele possuía um conhecimento ainda raro e foi chamado por empresas como Unilever e TAM para implementar sistemas para internet que envolviam e-commerce e similares. Após encerrar seu doutorado, Ramon resolveu criar a Webby para prestar um serviço mais profissionalizado.
Ramon conta que, agora, a Webby está se estruturando para se tornar uma provedora de serviços self-service na nuvem. “Queremos sair aos poucos do modelo tradicional de contrato-projeto-implantação-suporte, para o modelo na nuvem, onde o cliente paga e recebe pelo que usa e como usa. Nada pré-definido ou empacotado, mas tudo muito flexível. Sabemos que esta migração vai demorar alguns anos, mas temos certeza que este é o melhor caminho para quem quer atender os clientes do futuro”, afirma.
*Metodologia para escolha do Perfil Empresarial: Todas as empresas, associadas adimplentes no último ano, participaram de sorteio que define o cronograma anual e que consiste em contar a sua história aos associados, de acordo com os critérios de divulgação das matérias da Newsletter semanal. A definição do critério considerou a amostragem aleatória simples, condição em que todos os associados adimplentes tiveram a mesma chance de serem selecionados.