Acesso Rápido

Notícias

Vote em candidatos comprometidos com a mobilidade urbana

31/08/2016

O estresse não é o único problema desencadeado pela falta de mobilidade urbana. Os engarrafamentos e as más condições das estradas geram um prejuízo de R$ 62,1 bilhões por ano ao Brasil, cerca de oito vezes mais do que o país investe na área anualmente, segundo estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas). Grande parte deste prejuízo é absorvido pelos empresários, que sofrem com a logística e pagam caro por isso.

 

Na Grande Florianópolis, os engarrafamentos são recorrentes. Dados do Plamus (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável) mostram que 172.200 veículos e 25.500 motocicletas cruzam as pontes que ligam a Ilha ao Continente diariamente. Na ponte Colombo Salles, nos horários de pico, os carros ocupam 90% da capacidade da ponte e transportam em torno de 11 mil pessoas. Já os ônibus ocupam 1% da via para transportar 10 mil passageiros. Se os ônibus fossem priorizados, levariam até 18 mil pessoas e seriam seis mil carros a menos no tráfego.

 

Outros dados apurados pelo Plamus mostram que 60% das viagens a trabalho dos moradores da Grande Florianópolis são realizadas de automóvel e o tempo médio de viagens por transporte público (57 min) é quase o dobro das feitas por automóvel (31 min). Em horários de pico, a velocidade média dos ônibus não passa de 8 KM/h. Para piorar, no verão, 60% dos turistas preferem utilizar o carro para frequentar as praias.

 

No dia 2 de outubro, os brasileiros têm um compromisso com o futuro do país e é uma oportunidade de escolher prefeitos e vereadores comprometidos com a mobilidade urbana. “Se não optarmos por candidatos que atuem em prol dessa bandeira na Grande Florianópolis, simplesmente não teremos mobilidade urbana nas próximas eleições. Precisamos unir forças para organizar a mobilidade urbana, pensar em metrô, BRT, mas não privilegiar somente os automóveis”, afirma o vice-presidente de Relações Institucionais da AEMFLO e CDL São José, empresário Nelson Silveira.

 

Silveira conta como os engarrafamentos afetam o seu dia a dia e das empresas. “Não consigo fazer mais de duas reuniões por dia, pois preciso calcular um tempo a mais para chegar até o local. Minha empresa fica em São José, se marco uma reunião às 9h em Florianópolis preciso sair de lá pelo menos 7h30. Perco meu tempo, novas oportunidades para o meu negócio. Imagina o estresse para os caminhões de entrega, os prestadores de serviços, que trabalham com horário. A falta de mobilidade urbana está afetando o desenvolvimento empresarial e a qualidade de vida das pessoas”, conclui.

 

Campanha Nosso voto tem força

 

Conscientes da importância do voto, a AEMFLO e CDL São José estão com a tradicional campanha “Nosso voto tem força” para as eleições 2016, buscando refletir as necessidades que a população se depara no dia a dia, com frases como: falta segurança no seu bairro? A saúde pública está precária? O trânsito está parado? Vote consciente! O resultado da sua decisão vai durar quatro anos.

 

A campanha ainda ressalta a importância de conhecer o passado dos candidatos a prefeito e vereador, escolher candidatos comprometidos com a nossa bandeira, que tenham profissionais capacitados em sua equipe e se comprometam em cumprir integralmente o mandato. A AEMFLO e CDL São José reforçam ainda a relevância de candidatos que estimulam a geração de negócios no município, para levar emprego, renda e qualidade de vida para as famílias.

Confira as imagens da campanha:

 

                                                                                      

31/08/2016

Mais notícias