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Vitrine pode aumentar até 40% das vendas

12/11/2014

A vitrine é o cartão-postal de qualquer loja ou estabelecimento que trabalhe com vendas. É onde o cliente se identifica com a marca e o produto, tomando a decisão de entrar no local e efetuar a compra. E segundo pesquisa do Sebrae, melhorias no aspecto visual da loja podem aumentar de 12% a 40% das vendas.

O Natal é uma época que todas as pessoas estão procurando presentes. “Os consumidores costumam ter em mente quais produtos comprar. Mas para algumas pessoas, ao visualizar o item na vitrine percebem que se encaixa perfeitamente no perfil de quem será presenteado”, afirma a consultora do Sebrae, Rosana Majolo.

A consultora destaca quais elementos usar para decorar a vitrine. “Pode-se usar os tradicionais, como árvores, laços, bolas, estrelas, guirlandas e as luzes. Mas é importante lembrar que a ambientação temática da vitrine não deve sobressair aos itens apresentados. Deve funcionar apenas como um pano de fundo, para que os produtos possam ser apresentados ao consumidor”, alerta.

Em relação às cores, Rosana afirma que atualmente a questão é bem democrática e depende do perfil da loja. “Nada impede que uma loja voltada para meninas adolescentes faça uma vitrine de Natal na cor rosa. Ou que uma loja para homens utilize o azul, dourado ou até mesmo branco. Tudo depende da escolha dos itens decorativos e da combinação com os produtos. O importante é renovar sempre a vitrine. Se não for possível trocar todos os itens a cada dia, troque apenas um ou dois e já sentirá um ar de coisas novas”, diz.

Iluminação também deve ser uma aposta nas vitrines natalinas. “Se possível, utilize uma iluminação dirigida para valorizar os itens ou peças em destaque. Procure conhecer os tipos de lâmpadas disponíveis no mercado, como as alógenas incandescentes, encontradas em diversos modelos. São as únicas que reproduzem fielmente a luz do dia, respeitando as cores. São mais caras que as demais, mas considere como um investimento para chamar a atenção dos clientes pela vitrine”, sugere.

Na foto acima, Rosana explica que a luz dirigida para valorizar as peças expostas e a ambientação para o Natal atua como coadjuvante. “Perceba a harmonia de cores no que está exposto. Procure não utilizar lâmpadas com cores temáticas, como verde e vermelha, pois afetam as cores do produto e podem provocar uma percepção equivocada. Se for utilizar os cordões de luzes natalinas, tanto fixas ou que piscam, procure concentrar em um ponto específico para que os olhos do cliente possam percorrer os itens da vitrine, sem chamar atenção para o pisca-pisca das luzes”, revela.

Para se diferenciar nesta época do ano, a consultora dá algumas dicas: a vitrine precisa passar este momento aos olhos do cliente. Busque a diferenciação harmonizando os produtos. Coloque os mais importantes na altura visual dos olhos do cliente, mas também mantenha os itens complementares no chão e até pendurados um pouco mais acima. Lembre-se de não encher a vitrine de produtos, empilhados ou se sobrepondo. Isso passa a impressão de desorganização e liquidação, além de confundir os olhos.

“O olho do cliente faz um caminho pela vitrine. Ele olha o item principal, mais chamativo e depois segue olhando o restante. Você é o guia deste caminho. Imagine a disposição das mercadorias a fim de guiar o cliente por um passeio visual em sua vitrine e fisgá-lo para dentro da loja”, finaliza Rosana.

12/11/2014

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