Uma combinação mais que perfeita, unir o saboroso gosto da fruta, de preferência com um bom vinho catarinense, misturado com as delícias do chocolate. Parece uma bomba calórica para os fanáticos pela boa forma, porém pode fazer bem a saúde. Isso é o que aponta uma recente pesquisa feita por cientistas da Universidade Britânica de Northumbrian, ela revelou que o chocolate amargo e o vinho tinto trazem benefícios ao cérebro e a saúde. Ambos são ricos em polifenol, uma substância natural encontrada em diversos organismos vegetais e abundante nesses alimentos.
O componente natural facilita a dilatação das veias, melhorando a condução de suplemento sanguíneo, aumentando seu fluxo e levando açúcares e oxigênio ao cérebro mais rapidamente. Assim, fazer cálculos complexos se torna mais fácil. Durante a análise, voluntários tomaram cápsulas de resveratrol, um ingrediente saudável do vinho tinto, depois tiveram seus cérebros escaneados. O resultado mostrou resveratrol só traz benefícios e não tem contra-indicações, podendo ser ingerido em forma de suplementos, segundo relatou Emma Wightman, líder da pesquisa. Outro teste realizado foi substituir o resveratrol pelos polifenóis do chocolate, e constatou que o doce é capaz de retardar o cansaço cerebral após exercícios matemáticos intensos. Sendo assim, a combinação de vinho tinto e chocolate se torna ainda mais efetiva para a saúde mental principalmente em pessoas mais velhas, cujo fluxo sanguíneo cerebral tende a diminuir naturalmente.
Com uma dose diária de vinho e chocolate amargo você pode reduzir os sintomas da síndrome da fadiga crônica, a pressão alta, o câncer, promover a saúde do coração e ganhar mais disposição. A recomendação é aprovada pelo presidente do Laboratório Santa Luzia, empresa associada da AEMFLO e CDL-SJ há mais de 15 anos. “O cacau é uma substância extremamente importante como oxidante, mas lamentavelmente algumas empresas chegam a falsificar chocolate e de cacau tem muito pouco. O uso de muito leite tira o que o chocolate tem de bom, eu indico os chocolates que tenham de 70% até 80% de cacau. Já o vinho, recomendo o tinto seco ou o levemente suave. Em quantidades pequenas diariamente, com uma pequena taça por dia ele é extremamente benéfico para o coração, porém como médico tenho que lembrar as pessoas que tem hepatite crônica que nenhum tipo de bebida alcoólica é permitida”, explica o médico e empresário João Nilson Zunino. Ele ainda conclui liberando mais chocolate do que vinho diariamente, “uma pequena taça de vinho vai cair muito bem em 99% das pessoas, o chocolate se for com mais de 70% de cacau, sem nenhum açúcar, dois quadradinhos, um no almoço e outro no jantar, será excelente para sua saúde”, diz Zunino.
Fonte: Portal Terra