Acesso Rápido

Notícias

Vendas no Dia dos Pais não atingem expectativa do comércio

20/08/2014

O gasto médio no Dia dos Pais em 2014 não correspondeu às perspectivas dos comerciantes e teve queda de 6,53% em relação ao ano passado.

Segundo pesquisa realizada pela FCDL-SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina) e Fecomércio-SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina), os catarinenses gastaram cerca de R$ 172,29 com presentes, valor inferior ao registrado em 2013 (R$ 176,84).

A Imperador Calçados, localizada no Kobrasol e associada à AEMFLO e CDL-SJ, foi uma das lojas que não teve o aumento esperado para o Dia dos Pais. “Acredito que a situação atual da economia e o endividamento da população contribuíram para a data ser tão fraca este ano”, afirma Maristela Fernandes, gerente financeira da loja.

As entidades atribuem o resultado negativo à inflação alta e à instabilidade econômica. O estudo aponta ainda que a maioria dos consumidores (57,5%) optou pelo pagamento à vista. Os dados mostram que 13,9% dos catarinenses pagaram as compras em dinheiro, 11,1% com cartão de débito e 32,5% com cartão de crédito em parcela única.

No pagamento a prazo, o cartão de crédito dominou as negociações e foi responsável por 34,7% das vendas, seguido pelo parcelamento no crediário (7,1%). O cartão de crédito, inclusive, é o responsável por 67,5% das vendas, se somadas aquelas em parcela única ou em diversas vezes.

20/08/2014

Mais notícias