Ainda segundo o 7º BPM, de janeiro a abril deste ano, foram apreendidos na cidade 40 quilos de maconha, dois quilos de cocaína, 1.078 unidades de crack, 875 comprimidos de ecstasy e 177 de frascos de lança perfume. No mesmo período, 414 pessoas foram presas em flagrantes, resultando em uma média de três pessoas presas em flagrante por dia em 2016. Além disso, 485 foram conduzidas à delegacia.
Hoje, o 7º BPM conta com um efetivo de 246 policiais militares, que atendem os municípios de São José e São Pedro de Alcântara. Em relação às viaturas, possui, em média por turno de serviço, 12 automóveis, cinco motocicletas, dois táticos e um velado. O 7º BPM conta com algumas tecnologias para auxiliar no dia a dia, como georreferenciamento e câmeras de monitoramento.
Na avenida Leoberto Leal, uma das mais movimentadas do município, o batalhão já identificou os seguintes problemas: furtos e roubos, número expressivo de moradores de rua e usuários de droga, impunidade e reincidência. Buscando reverter o cenário de insegurança na avenida que possui um comércio atuante, o 7º BPM sugere duas estratégias aos comerciantes: um grupo no whatsapp e visita comercial.
O grupo no aplicativo whatsapp já existe no bairro Fazenda Santo Antônio, com excelentes resultados, já que os comerciantes trocam informações sobre a segurança e suspeitos das redondezas.
A Polícia Militar, através do 7º BPM, também participará do grupo, mas destaca que as demandas emergenciais continuam sendo recebidas pelo 190 e que as mensagens devem ser focadas somente na segurança dos comerciantes.
A polícia também está atuando em visitas comerciais, em que policiais militares realizam visitas preventivas, nos turnos matutino e vespertino, aos estabelecimentos, mantendo contato com os proprietários, verificando as principais demandas relacionadas à segurança pública e repassando orientações e dicas de segurança com foco na prevenção.
Presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Marcos Souza, junto aos palestrantes do Encontro Empresarial "Seu comércio mais seguro"
Assunto foi abordado em palestra
Os empresários da avenida Leoberto Leal marcaram presença no último Encontro Empresarial, para discutir o tema: Seu comércio mais seguro. O Coronel PM Araújo Gomes, comandante da 11ª Região de Polícia Militar Grande Florianópolis e o Tenente Coronel PM Fernando André, comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar São José, explicaram as estratégias para manter uma loja mais segura. Na ocasião, também foi empossada a diretoria do Sincovar.
O empresário Eduardo José Machado foi um dos comerciantes que acompanharam a palestra. Seu comércio, o Lojão da Duda, na Leoberto Leal, já foi alvo de criminosos. “Acho primordial discutir estratégias de segurança, tanto para mim quanto para os meus clientes. A região está muito perigosa. Já sofri furtos duas vezes, durante a noite. Além de mim, muitos comércios vizinhos vêm somando prejuízos”, afirma ele, acrescentando que os empresários precisam se unir para combater a insegurança.
Empresários da avenida Leoberto Leal conheceram estratégias para manter o comércio mais seguro
Crédito foto: Polícia Militar de Santa Catarina