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Veja dicas para manter o networking e potencialize resultados dos seus contatos

16/09/2009

Em um mercado cada vez mais competitivo entre profissionais da mesma área, ter e manter os contatos certos pode ser um diferencial importante na conquista de seu espaço.

Berenice Buerger, da Mega Empresarial, especializada em assessoria para empresas, está atenta para a reciprocidade do networking. “Não é uma via de mão única. Não adianta você ter as pessoas na sua rede de contatos se quando elas precisam de você, você não ajuda”, destaca. “Não se pode dar um sinal de ocupado. Ser solícito é fundamental”.

Para manter as pessoas próximas a você e fazer parte dos contatos dela quando precisar de alguma coisa da sua área, algumas ações simples são cruciais. “De vez em quando, contribua com o outro sem que ele precise pedir. Artigos corporativos, por exemplo, são ferramentas interessantes para se compartilhar com quem você gosta. Telefonemas e e-mails também podem ser utilizados para mostrar que você se importa, especialmente quando se fala a nível de trabalho”, diz Berenice.

Ela ressalta ainda que não é só no âmbito de carreira que é interessante ter um bom relacionamento. “O mercado é a área mais comentada, mas o networking também é importante entre amigos, colegas de trabalho e pessoas de áreas bem diferentes da sua, pois se acontece algum problema com seu carro, por exemplo, uma boa rede de relacionamentos pode facilitar o acesso a um mecânico de confiança”.

Mesmo para a área corporativa, ter uma rede de contatos pode fazer a diferença. “Se você trabalha no marketing ou no RH, por exemplo. Um contato seu a área de tecnologia, da saúde ou de universidades podem ser úteis para a conquista de um reposicionamento de mercado”, exemplifica.

Exatamente pela quantidade de pessoas em áreas diferentes que se pode ter em um networking, manter e atualizar uma agenda por áreas é muito importante. “Para os contatos que você utiliza sempre, há os e-mails e os celulares. Mas é importante arquivar o contato de pessoas que você não vê com tanta frequência”, afirma. Isso vale para colegas de faculdade, pessoas de antigos empregos e até mesmo para consultores ou palestrantes que você já teve.

A agenda também é uma ferramenta útil já que as pessoas com quem você tem mais contato, às vezes, não podem ajudar e ela serve como forma de lembrá-lo que há outras possibilidades.

Fonte: Noticenter

16/09/2009

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