Seu funcionário entrou na sala e soltou a bomba: "não vou conseguir finalizar o projeto". Pior é que o prazo é dali a poucos dias. Primeiro, respire fundo.
Depois, veja as dicas que Lúcia Costa, sócia-diretora da Mariaca & Associados, empresa especializada em serviços de carreira e recrutamento de executivos, dá para esses casos:
:: No primeiro momento, não faça julgamentos. Converse calmamente com seu funcionário para ver como resolver a questão. Peça a ele, inclusive, que apresente sugestões para contornar a situação. Depois, em outra hora, marque uma conversa para entender o que aconteceu exatamente.
:: Você pode até mostrar que reconhece sua falha no processo (talvez, você não tenha acompanhado seu funcionário como deveria). Mas jamais tire responsabilidade dele pelo que houve. Se for preciso colocar outras pessoas para terminar o trabalho, seu funcionário deve se envolver até o final do processo. Isso é importante até para que ele perceba a extensão do problema que causou para a empresa.
:: Estipule um novo cronograma com seu funcionário, prevendo, se possível, alguma folga na data de entrega - isso ajuda a evitar surpresas ruins no final.
:: Não permita, em hipótese alguma, que o novo prazo estipulado não seja cumprido.
Fonte: Você S/A