Trafegar na BR-101 está mais caro, mas o reajuste não interfere na qualidade da estrada. Desde a zero hora de hoje, a tarifa dos quatro pedágios da BR-101 em Santa Catarina (Garuva, Araquari, Porto Belo e Palhoça) e na praça de São José dos Pinhais, no Paraná, foi reajustada e ficou 27,3% mais cara, o equivalente a quase o triplo da inflação, que cresceu 10,2%. Quem desembolsava R$ 1,20, valor da tarifa básica por automóvel, a partir de hoje terá que desembolsar R$ 1,40.
Mas o que os empresários e a população estão questionando é a qualidade da rodovia, a manutenção e o melhoramento que parecem não existir. Uma das maiores revoltas dos usuários da Grande Florianópolis é a demora para a conclusão da duplicação da BR-101 Sul, em Palhoça. “Nós não nos importaríamos em pagar a tarifa de pedágio se víssemos onde os recursos estão sendo investidos. Já é a segunda vez que ocorre reajuste no valor do pedágio e um exemplo do descaso é que ainda não foram concluídas as obras de duplicação da BR-101 Sul. A Alça de Contorno é a prova da incompetência da administração pública juntamente com empresas privadas pouco preocupadas com processos sérios e transparentes.”, aponta o diretor de Marketing e Comunicação da AEMFLO e CDL-SJ, Victor Alexandre de Souza.
O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a justificativa da concessionária que administra a Autopista Litoral Sul, é de que o aumento anual entra em prática sempre na data em que a cobrança começou a ser feita, no caso dia 22 de fevereiro.
Nova tarifa
Fotos registradas na manhã de 22/02/11
Trânsito intenso no sentido sul/norte da BR 101, próximo ao viaduto de Forquilhinhas
A marginal da BR 101 que pode contribuir para o escoamento do trânsito, permanece com as obras praticamente paralisadas e o pedágio já tem novo reajuste
Marginal da BR 101, sentido norte/sul próximo à entrada de Forquilhinhas com as máquinas para bombear água aguardando a próxima chuva