De acordo com uma pesquisa realizada pela Global Entertaiment and Media Outlook, em 2012 a web vai ter mais publicidade do que os jornais impressos, em todo o mundo. A pesquisa foi realizada em 48 países e apontou que o Brasil e a China serão os futuros “chefes” dessa expansão. Também segundo a pesquisa, a internet será a mídia com maior índice de crescimento – cerca de 13% ao ano.
Em 2010, a publicidade online movimentou US$ 70,5 bilhões, e a estimativa é de que esse número aumente para US$ 80,1 bilhões em 2011, e para US$ 129,9 bilhões em 2015. No ano passado, os jornais faturaram US$ 87,3 bilhões de verba publicitária no mundo e a previsão para 2015 é de que os lucros cheguem a US$ 97,9 bilhões.
O diretor de Tecnologia da Informação da AEMFLO e CDL-SJ, Ewerton Luis Alves, lembra que segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), já existem cerca de dois bilhões de usuários na internet, e por isso anunciar virtualmente tornou-se uma excelente oportunidade de negócio. “A principal vantagem em investir na internet é a interatividade que a empresa consegue ter com o consumidor instantaneamente, além de conseguir segmentar o próprio anúncio de acordo com o perfil e a necessidade do consumidor. Ao ver a publicidade, o cliente interessado interage com o anúncio, faz comentários, solicita contato e até mesmo indica o fornecedor para pessoas que possam ter interesse”, analisa o diretor que também lança uma questão: um jovem de 20 anos lê o jornal impresso?
Fonte: Portal da Administração