A rotina do 7º Batalhão da Polícia Militar em Barreiros, São José, foi diferente na última sexta-feira, 20/05, quando recebeu os 14 alunos da unidade do Projeto Pescar da AEMFLO e CDL-SJ. Eles visitaram a companhia, conheceram projetos e puderam acompanhar a rotina dos policiais. Mais do que um passeio, foi uma oportunidade de aproximar os jovens da segurança pública catarinense.
A primeira atividade dos adolescentes foi conhecer de perto como funciona o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência), projeto desenvolvido por psicólogos, psiquiatras, policiais e pedagogos, que funciona há quase 20 anos no Brasil com a missão de educar e reunir esforços entre família, polícia e escola, para manter as crianças longe das drogas. Depois foi a vez dos jovens aprenderam como é feito o treinamento com cães da Polícia Militar e conheceram um dos principais grupos de resposta da PM, o PPT (Pelotão de Policiamento Tático).
Adolescentes acompanham atentamente palestra do PROERD
A ideia de levar os meninos para conhecer o batalhão da polícia surgiu do vice-presidente da AEMFLO e apoiador do projeto, Marcos Cardozo de Souza. Segundo ele, não se pode perder a admiração que uma criança e um adolescente têm pela polícia. “Qual criança nunca teve o sonho de ser policial, até mesmo a admiração e respeito pelos homens de farda? Por isso, a ideia de resgatar com esses meninos essa admiração, afinal, eles representam o futuro da nossa sociedade”, declara o vice-presidente.
Os cachorros deram demonstrações de como ser um bom cão policial
Mais de dez policiais militares acompanharam e participaram da visita dos alunos do Pescar ao 7º Batalhão. Foram eles: O Major Marcus Vinicius Bedretchuk, o Subtenente Amarildo João Andrade, os soldados responsáveis pelo Proerd, Gaus Grey Xavier Lins, Alexandre Schutz, Gean Ribeiro Alfa. No policiamento de Serviço com Cães participaram o Sargento Fabio Anselmo de Souza, os soldados Evaristo Adriano, Alex José Ferreira, Luiz Carlos Gonçalves dos Santos e Fabiano Emilio Bittencourt. No PPT, o Tenente Fabiano Rene Farias e o Sargento Carlos Humberto Pierri Junior.