O chocolate muitas vezes é associado ao alívio da TPM (Tensão Pré-Menstrual). É que o doce contém uma grande quantidade de triptofano, uma substância que se transforma em serotonina, hormônio que causa bem-estar e, por isso, ajuda a aliviar os sintomas da TPM. Pedaços pequenos de chocolate são recomendados nessa fase do ciclo. No entanto, o chocolate não é campeão de triptofano.
O ovo de galinha tem 1g de triptofano, enquanto o chocolate tem 0,13g. Logo, um ovo de galinha equivale a sete barras e meia de chocolate. Outros alimentos que contêm essa substância podem substituir o chocolate são: a semente de girassol, abacate, banana, soja, alimentos integrais, hortaliças verdes e laranjas, lentilhas, grão de bico e ervilha. Assim como existem alimentos que aliviam os sintomas da TPM, também existem aqueles que agravam esses sintomas.
Por isso, naqueles dias é aconselhável evitar bebidas cafeinadas (elas esgotam a vitamina B do organismo e agravam a oscilação do humor e as dores de cabeça e nos peitos); bebidas alcoólicas (destrói o metabolismo dos carboidratos e intensifica os sintomas da TPM) e carnes vermelhas (são agressivas para o fígado, que já está sobrecarregado durante o ciclo). Exercícios físicos acompanhados de uma boa alimentação podem ser eficazes durante a TPM e sua guerra de hormônios.
Fonte: G1