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29/07/2015

Quando alguém tem dúvidas sobre algum assunto ou quer se aprofundar sobre determinado tema, não é difícil encontrar um conselho amigo: pesquisa no Google. E é lá que as empresas também buscam investir em publicidade para atingir determinado público. O AdWords é um serviço oferecido pelo próprio Google, que tem como objetivo promover a marca dos clientes com o sistema CPC (Custo por clique).

Diego Magno da Silva Shappo, sócio e analista de sistemas sênior da Deltacon - empresa de consultoria, desenvolvimento e implantação de sistemas - explica de forma simples os benefícios de quem utiliza o Adwords. “Há algum tempo, os historiadores diziam que as línguas que não estivessem na internet iriam se extinguir aos poucos. Digo o mesmo para as empresas que desejam crescer. Se quer que a sua empresa cresça, tem que ter um website e anunciá-lo para as pessoas tomarem conhecimento do seu negócio”, afirma o analista.

Shappo acredita que se a empresa está crescendo e não tem um website, provavelmente irá estagnar e começar a perder mercado para a concorrência. “Ter um website e anunciá-lo deixou de ser algo a mais e se tornou algo vital para o crescimento das empresas”, conta. Uma das maiores utilidades do Adwords é poder indicar palavras-chaves que serão utilizadas na própria pesquisa do Google para destacar o link da propaganda.

Ele dá um exemplo. “Deltacon é uma palavra chave da nossa empresa. Se algum usuário for pesquisa-la no Google, nosso website ficará em destaque e será um dos primeiros resultados da pesquisa. A cobrança pelo anúncio pode ser feita de duas maneiras: acessos feitos ao link da propaganda ou quantidade de vezes em que a propaganda aparece”, esclarece.

A vantagem dos acessos das propagandas do Google Adwords é que a contratante paga apenas pela publicidade que deu certo. Funciona assim: caso um usuário pesquise no Google e ver a empresa na busca, mas não clicar, até aquele momento ela não paga nada pela propaganda. Nessa mesma consulta, caso o usuário acesse o link do website, aí sim é que será contabilizada uma quantia para o contratante pagar pela propaganda. Assim, a empresa pode anunciar e somente pagar pelo anúncio se ele for acessado.

O anúncio não depende apenas de palavras chaves, o Google tem um cálculo baseado no histórico de pesquisa e resultado de acesso dos usuários que define se o seu website é relevante em certos contextos, ou seja, o website aparecerá mais vezes em contextos que deram resultados do que em buscas que não faziam sentido. Além disso, os empresários precisam ter criatividade nos anúncios, para chamar a atenção e fazer o usuário clicar no seu link.

29/07/2015

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