Para votar nas eleições do dia 3 de outubro, o eleitor que perdeu ou teve o título extraviado deve pedir a segunda via do documento até o dia 23 de setembro em qualquer cartório eleitoral do país. Nestas eleições, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estabeleceu que para votar, o cidadão em dia com as obrigações eleitorais deverá apresentar o título de eleitor e um documento com foto no momento da votação.
Apenas a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente, como a carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista serão aceitos como documento de identificação. As certidões de nascimento ou de casamento não serão admitidas. Pouco mais de 130 milhões de brasileiros estão aptos a votar nestas eleições. No dia 3 de outubro serão escolhidos o novo presidente da República e o vice, 27 governadores, 54 senadores, 513 deputados federais e 1.069 deputados estaduais/distritais. Caso nenhum candidato à presidência ou ao governo alcance a maioria dos votos válidos, haverá segundo turno no dia 31 de outubro.
A AEMFLO e CDL-SJ estão atentas ao processo democrático e com o objetivo de esclarecer o eleitorado para as Eleições de 2010 criaram a campanha Nosso Voto tem Força. Buscando a conscientização dos eleitores, a campanha é veiculada nas rádios, TVs e na mídia impressa catarinense. Ela está presente ainda nas mídias sociais, com destaque para o blog www.nossovototemforca.com.br e para as atualizações constantes disponibilizadas pelo Twitter pelo endereço @nossovoto.
Fonte: TSE