As vendas nos supermercados de Santa Catarina tiveram um incremento de 12,51% em abril deste ano na comparação com o mesmo período de 2008. Em relação a março de 2009 o resultado catarinense foi positivo em 6,57%. Na comparação entre o primeiro quadrimestre de 2009 com o mesmo período de 2008 houve crescimento de 4,17%.
A pesquisa foi apurada junto a 50 das principais empresas catarinenses de todos os portes e regiões, feita pela WB Telecom para a Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), e divulgada no dia 1º de junho.
De acordo com o presidente da Acats, Adriano Manoel dos Santos, diversos fatores influenciaram esse resultado, principalmente a Páscoa, que este ano foi em abril enquanto em 2008 a Páscoa caiu em março.
Outro fator de influência é maio ter tido cinco finais de semana, período em que as vendas crescem mais. Santos considera que o segmento está passando ao largo da crise até o momento neste primeiro semestre de 2009 graças a uma mudança no comportamento do consumidor. ”Temos uma pesquisa que indica que quase metade da população brasileira optou por diminuir os gastos com alimentação fora de casa este ano. Essa mudança permite que a migração de consumo faça com que a cesta de compras no supermercado seja reforçada”, garantiu.
Fonte: Diário Catarinense