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Startup de São José cria plataforma para lojistas e consumidores agendarem atendimentos

17/04/2020

A abertura do comércio de rua de São José e região tem gerado preocupação quanto à segurança de clientes e trabalhadores. Para ajudar a solucionar a questão, um grupo de profissionais participantes da pré-incubadora Cocreation Lab, em São José, criaram uma plataforma gratuita para agendamento de atendimentos. O Agendaki está na fase final de desenvolvimento e vai estrear em Florianópolis e São José, com apoio da Fecomércio SC na divulgação junto aos lojistas.  

— Diante do cenário que estamos enfrentando desde o primeiro caso da COVID-19 no Estado, o setor de comércio e serviços se viu diante de um desafio inesperado e urgente, tendo que repensar os conceitos de relacionamento com o cliente. Se antes pensávamos nas melhores formas de atendimento, prospecção e fidelização de clientes, hoje passamos a ter uma preocupação ainda maior com o fator da segurança em saúde. A inovação tecnológica desempenhará um papel fundamental em trazer ferramentas para essa nova realidade — comenta Renato da Silva Barcellos, superintendente da Fecomércio SC. 

O uso da plataforma será simples: basta o lojista se cadastrar gratuitamente e preencher um formulário com algumas especificações, como área da loja. Isso porque haverá uma recomendação de número máximo de clientes por fração de tempo - que pode ou não ser acatada pelo lojista. A fração de tempo poderá ser incluída pelo próprio comerciante, baseada no período médio que os clientes costumam ficar dentro da loja. Para os clientes, vai aparecer a informação de quantas pessoas podem ser atendidas no local a cada período.  

A ferramenta será adaptada às regras de cada cidade e às recomendações das autoridades para preservação da saúde. Em São José, por exemplo, a prefeitura liberou o comércio de rua, mas com limitação de 50% de ocupação da capacidade das lojas. Já em Florianópolis, a abertura do comércio de rua segue suspensa e os estabelecimentos autorizados devem limitar a entrada de um cliente a cada quatro metros quadrados, além de uma pessoa para cada atendente.    

— "Agendando um horário, é possível evitar filas e aglomeração. Às vezes um estabelecimento até controla a quantidade de pessoas que estão lá dentro, mas quem fica impedido de entrar acaba gerando aglomeração na parte externa. Queremos ajudar a evitar perda de tempo e situações de risco à saúde”, explica Thaís Cardoso, uma das idealizadoras. 

Em um segundo momento, a ideia é que os clientes que acessarem a plataforma também possam ver as lojas que estão perto dele, para evitar deslocamentos desnecessários.  

17/04/2020

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