Acesso Rápido

Notícias

SPED Fiscal é prorrogado em Santa Catarina

09/12/2009

Uma boa notícia para empresários e contadores. A reivindicação das entidades contábeis catarinenses (CRCSC, Sescons e Fecontesc) solicitando por meio de um ofício entregue ao Governo do Estado a prorrogação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) foi considerada.

Na última quarta-feira (03/12), o diretor da Administração Tributária da Secretaria da Fazenda, Anastácio Martins, anunciou o adiamento da entrada do novo sistema para o dia 1º de abril de 2010.

Aproximadamente 30 mil empresas estariam obrigadas a adotar a escrituração digital a partir do próximo dia 1º de janeiro. O pedido das entidades contábeis era para que o SPED fosse implantado de forma gradual e escalonado somente em julho de 2010. A Secretária da Fazenda decidiu implementar o sistema em duas partes, empresas com faturamento anual superior a R$ 24 milhões, a partir de 1º de abril, e quem fatura acima de R$ 12 milhões iniciam a troca de informações a partir de 1º de julho. Para as demais empresas somente em janeiro de 2011.

As negociações com a Secretaria da Fazenda foram intermediadas pelo deputado estadual Renato Hinnig (PMDB). De acordo com o José Mateus Hoffmann, membro NUCONT, núcleo do Programa Empreender da AEMFLO e CDL-SJ, o apoio do governo do estado e os argumentos utilizados pelos contadores foram primordiais para conseguir a prorrogação, fato desconsiderado anteriormente pela secretaria. “A questão é que os empresários não possuem profissionais qualificados dentro de suas empresas para gerar as informações fiscais no prazo proposto, seria uma missão impossível”, disse. “Esta é uma conquista para os empresários. Foi um fôlego para classe empresarial se preparar, até porque estes prazos não serão mais postergados”, afirma.

Link Relacionado

:: Apresentação Nucont

09/12/2009

Mais notícias