A doação de sangue é um gesto nobre que pode salvar vidas. A segurança e a facilidade na coleta e na transfusão do sangue faz com que, cada vez mais, o número de doadores aumente. Em Santa Catarina, o Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) é a entidade responsável por coletar, armazenar e distribuir o sangue e seus componentes. O Hemosc está presente em todas as regiões do estado.
O volume de sangue retirado representa apenas 10% do total do organismo, 450ml aproximadamente, que é rapidamente reposto pelo corpo. Os cuidados utilizados no processo de doação eliminam todas as possibilidades de contaminação. Para doar, é preciso ter entre 18 e 65 anos, peso superior a 50kg, boas condições de saúde e estar bem alimentado no momento da doação. Homens podem doar num intervalo de dois meses, não ultrapassando quatro doações por ano. Mulheres podem doar sangue num intervalo de três meses, não ultrapassando três doações por ano.
Para a estudante de nutrição da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Franciele Oliveira, a doação é um gesto pequeno, mas essencial para salvar vidas: “A gente faz tão pouco e ajuda quem mais precisa. É uma sensação muito boa devido à importância do ato’’. A segurança que se tem atualmente para fazer a doação motivou Franciele: “Hoje a um crescimento no número de doadores devido às campanhas para doação, mas, principalmente, pela segurança’’, completa.
Para Franciele Oliveira a doação é de extrema importância e um gesto nobre na tentativa de salvar vidas
Florianópolis, São José e Biguaçu são algumas das cidades no Estado que realizam o exame de sangue, com seus centros de teste e aconselhamento. Todo o procedimento e requisitos para poder doar pode ser encontrado no site do Hemosc ou pelo telefone (48)32519712. Um pequeno gesto muda a vida de muita gente.