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Sistema Público de Escrituração Digital gera dúvida entre empresários

25/11/2009

Empresários e contadores compareceram em grande número para palestra sobre o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), na sede da AEMFLO e CDL-SJ. Representantes do CRC/SC, Sescon, Receita Federal e Secretária Municipal da Receita promoveram um debate sobre o assunto.

A nova medida do governo federal que entrará em vigor a partir de janeiro de 2010, ainda gera muita dúvida e preocupação entre a classe empresarial.

O palestrante e conselheiro do CRC/SC (Conselho Regional de Contabilidade), Matheus Hoffmann, acredita que o maior problema hoje é conscientizar o empresário que ele precisa gerar as informações de forma correta, substituindo os atuais livros de contabilidade. “Os empresários e contadores não estão prontos para este novo sistema, muita discussão ainda deve acontecer para alinharmos uma direção, tem que haver uma grande harmonia entre os contadores e empresários”, afirma.

O novo sistema deve reduzir a sonegação e aumentar a arrecadação tributária em até 30%. Porém segundo o auditor da Receita Federal, o SPED trará equilíbrio e aumentará a competitividade evitando a concorrência desleal. “Tem o empresário que paga todos os impostos e aquele que não, com o novo sistema os preços ficarão mais competitivos, pois a implantação é para todos”. Além disso ressalta que “a receita não vai mudar o prazo, é bom os empresários se preocuparem”.

De acordo com Tadeu Vieira presidente do NUCONT (Núcleo de Contadores em Gestão Empresarial da AEMFLO e CDL-SJ), o evento atingiu todos os objetivos, que foi alertar os empresários e contadores, mas ainda ficou muitas dúvidas pela perplexidade do assunto. “Em 15 dias queremos realizar uma nova palestra com o intuito de ajudar os contadores e empresários”, promete.

Saiba mais sobre o SPED

O SPED é um modo de transmissão que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato digital específico e padronizado. A partir de janeiro de 2010, todos os comércios atacadistas, indústrias e outras atividades enquadradas na lei terão que aderir ao novo sistema.

De acordo com a Receita, o SPED altera a forma como as empresas declaram as informações. Todas as companhias terão que padronizar o envio de informações baixando em computadores o mesmo Programa Validador e Assinador (PVA), disponível no site da Receita.

25/11/2009

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