Priorizando a saúde e dando continuidade à retomada gradual das atividades no Estado, o Serviço Nacional de Emprego de Santa Catarina (Sine), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), amplia o atendimento presencial para casos específicos, mediante agendamento, a partir desta segunda-feira, 20 de abril.
Atendimento remoto
O coordenador estadual do Sistema Nacional de Emprego em Santa Catarina, Ramon Fernandes, explica que os serviços podem ser acessados ainda no aplicativo do Governo Federal, o Sine Fácil. “Nos últimos dois dias, nossas unidades encaminharam mais de 300 solicitações por e-mail”, destaca. No site, o trabalhador poderá conferir as oportunidades de emprego, candidatar-se a uma vaga e também dar entrada no seguro-desemprego. A Secretaria reitera aos trabalhadores que precisam dar entrada no seu seguro-desemprego, que o mesmo também pode ser feito por meio site do Governo Federal: servicos.mte.gov.br.
O Sistema Nacional do Emprego de Santa Catarina reforça ainda que caso haja pendências ou divergências na solicitação também podem ser resolvidas pelo e-mail: seguro@sine.sc.gov.br, evitando o deslocamento até o sine para não propagar a disseminação do novo coronavírus.
Como proceder
Em caso de divergência nas informações, mesmo que o trabalhador receba uma mensagem para validação presencial dos documentos, não é necessário o deslocamento até uma agência do Sine. O problema pode ser resolvido com o envio de fotos da documentação pelo e-mail disponibilizado acima. A partir de então, após a solução das pendências, será dado sequência ao processo para recebimento dos valores.
Para aqueles que têm dificuldades com o sistema digital do Governo Federal, devem ligar a partir desta segunda-feira, para a unidade do Sine da sua cidade e agendar o horário de atendimento a partir da próxima quarta-feira, 22 de abril.