Acesso Rápido

Notícias

Setor de serviços em Santa Catarina cresce mesmo com a crise

26/08/2009

A área de serviços em Santa Catarina é a atividade da economia que menos sentiu a crise mundial, ao contrário da indústria. O salário médio inicial do setor teve o maior aumento percentual, de 2,1%.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados em julho, o setor criou 11,7 mil postos de trabalho durante o primeiro semestre deste ano.

O segmento de bares e restaurantes é um dos que mais crescem, possibilitando o primeiro emprego para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho, principalmente as lanchonetes, que pagam o salário de contratação com um piso próximo ao do salário mínimo. Segundo Célio Salles, conselheiro da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel/SC), o piso fica em torno de R$475.

Para Fabrício Barni, proprietário da Churrascaria Meu Cantinho, em Campinas e no Kobrasol, associada da AEMFLO e CDL-SJ, esse crescimento também é motivado pelo turismo, pelos cursos de gastronomia e entretenimento. “As pessoas gostam de almoçar e jantar fora de casa e de se encontrarem com amigos em um bar”, disse.

No comparativo do primeiro semestre de 2008 com o primeiro semestre desse ano, a churrascaria obteve um crescimento de 3,2%. No mês de julho, houve um aumento de 12%. “A crise econômica não nos afetou. Estamos planejando inaugurar mais um estabelecimento em 2010, agora na Ilha”, afirmou o empresário.

Fonte: Diário Catarinense e AEMFLO e CDL-SJ

26/08/2009

Mais notícias