Acesso Rápido

Notícias

Serviços voltados à exportação são apresentados aos empresários

16/07/2008

A gerente regional de negócios internacionais do Banco do Brasil, Denise Ramos Almeida, apresentou na última terça-feira (15/07) para um grupo de empresários do núcleo de higiene pessoal e cosméticos da AEMFLO e CDL-SJ ferramentas voltadas à exportação. Esta é a primeira apresentação do programa ao mercado após o lançamento pelo governo federal da nova Política de Desenvolvimento Produtivo, que tem como um dos focos o estímulo às exportações.

Esta é a primeira apresentação do programa ao mercado após o lançamento pelo governo federal da nova Política de Desenvolvimento Produtivo, que tem como um dos focos o estímulo às exportações.

A executiva do Banco do Brasil apresentou duas ferramentas que podem ajudar os empresários que estão querendo começar a vender para outros países ou aumentar o volume exportado: o Balcão de Comércio Exterior e o Exporta Mais.

Com acesso pela página www.bb.com.br/comex, o balcão é um canal eletrônico que funciona como uma bolsa de negócios: em três idiomas (inglês, espanhol e português) divulga produtos, propicia comunicação entre importador e exportador, facilita a emissão de documentos necessários e entrega a mercadoria no exterior com auxílio de parceiros de logística do Banco do Brasil. “O serviço é gratuito”, ressalta Denise. “O empresário precisa apenas ser correntista do Banco Brasil e não ter restrições de cadastrais”. Outra vantagem é que as operações no Balcão de Comércio exterior podem ser quitadas por meio de cartão de crédito. Atualmente, 7,1 mil exportadores estão cadastrados no site e 3,8 mil importadores já estão habilitados a operar no Balcão.

O principal objetivo do banco, segundo a gerente, é despertar o interesse dos empresários e “mostrar que exportar não é um bicho de sete cabeças”. Ele argumenta que o comércio externo é uma oportunidade para as empresas diversificarem mercados e ganharem status junto aos clientes, além de aumentar a competitividade e obter novos parâmetros de preços e qualidade. “Queremos desmistificar o processo”, afirma Denise.

“Hoje muitas empresas pequenas estão ganhando clientes lá fora; temos gente do setor de moda praia, cachaça, produtos metal-mecânicos, confecções, artesanato e alimentos”. Ela cita o caso de uma empresa de Balneário Camboriú, que vende roupas sacras e tem como cliente o próprio Vaticano.

EXPORTA MAIS - Já o serviço Exporta Mais, também do BB, funciona como uma consultoria e, embora seja pago, tem um custo muito menor do que o normalmente cobrado no mercado. “O diferencial é poder contar com o apoio de um especialista em comércio exterior, que vai auxiliar o empresário em todos os trâmites para chegar até o cliente em outros países, gastando muito pouco para isso”, explica Denise Almeida. “Além disso, a empresa vai associar seu nome a uma instituição com a credibilidade e a força do BB no exterior”.

Mais informações: (48) 3239-3276 ou e-mail: de.r.almeida@bb.com.br

16/07/2008

Mais notícias