Acesso Rápido

Notícias

Ser Empresário

19/10/2007

Sendo o consultório uma empresa, todo profissional que possui o seu próprio estabelecimento é um empresário. Mas o que isso significa? Como isso soa para você?
Por Plínio Augusto Rehse Tomaz

Ser um empresário significa, entre outras coisas, estar disposto a assumir riscos. Montar um consultório sempre teve um certo risco no negócio, mas isso tem se tornado cada vez maior num mercado tão competitivo onde todo mundo parece querer fazes as mesmas coisas, das mesmas formas, para as mesmas pessoas. Na maioria das vezes, empresários que aceitam montar suas empresas, colocam em jogo seus patrimônios pessoais, além do investimento em si. É preciso ter coragem e ousadia.

Ser empresário significa estar disposto a aprender com os próprios erros, porque certamente irá cometê-los, e considerar que o que muitos chamam de fracassos, podem também serem entendidos como oportunidades de melhoria e crescimento. Eu prefiro pensar assim.

Ser empresário é ser perseverante na conquista de seus objetivos. É ser determinado. É ter metodologia de trabalho, saber o que está fazendo e para onde está indo.

Ser empresário é saber liderar pessoas, empolgar a equipe e contagiar, com entusiasmo, todos a seu redor, fazendo de sua visão empresarial a visão de todos. É preciso ter vontade de ver a equipe crescer e amadurecer. É dar e ser o exemplo, ir na frente, assumir as responsabilidades. Aprender a delegar tarefas e reconhecer os esforços extras daqueles que acreditam em você e nos valores pessoais que prega.

Ser empresário é saber antecipar os acontecimentos e se preparar para isso. É estar antenado com o mundo e saber pensar estrategicamente. É saber planejar e querer ir além.

Ser empresário é saber comunicar-se efetivamente e ter relacionamentos saudáveis com todos a seu redor. É saber respeitar e amar (amar é servir sem pedir nada em troca). É estar sintonizado e interessado com o bem estar das pessoas, principalmente dos clientes.

Ser empresário é aprender a respeitar as “regras do jogo”, a legislação tributária, trabalhista, o código de ética da profissão, código de defesa do consumidor, e outras tantas...

Ser empresário é ser criativo, incansável na arte de buscar inovações, quer técnicas quer administrativas e organizacionais. É preciso ter sede de conhecimento.

Ser empresário é ser um leão na busca pelos objetivos, mas uma ovelha no reconhecimento dos próprios limites. A humildade é uma virtude de quem quer ir longe, pois somente assim admitimos que precisamos de outras pessoas e de novos aprendizados. Mas ser humilde não é ser tolo nem passivo, e sim ser ativo na construção de si próprio com a ajuda de outras pessoas.

Ser empresário é saber dosar as coisas: família, amigos, trabalho e lazer.

Por fim, ser empresário é ser apaixonado pelo que faz. É “desejar profundo”, como diz Raul Seixas em sua célebre “Tente outra vez”. Para ser bem sucedido, você precisa ser alguém acima da média, que busca superar a si mesmo a cada dia, querendo ser tecnicamente mais capaz, mais habilidoso. É preciso amar a sua profissão, acordando todos os dias feliz pela escolha que fez e querendo, com todo o coração, ajudar mais algumas pessoas que o procurarem naquele dia.

Seja empresário consciente. Viva e aproveite mais este dia!

*Plínio Augusto Rehse Tomaz é cirurgião-dentista e diretor da Tomaz Assessoria e Marketing S/C Ltda.

19/10/2007

Mais notícias