Acesso Rápido

Notícias

Seminário na Capital debate desafios da Região Metropolitana de Florianópolis

26/11/2014

O Seminário Cidades Metropolitanas - Democráticas e Participativas, realizado na última quarta-feira (19/11), na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), reuniu prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes de entidades da sociedade civil, que discutiram os desafios dos municípios da Grande Florianópolis para a consolidação da região metropolitana. O evento foi organizado pelo CAU-SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina), com apoio da Alesc.

O arquiteto e urbanista do Núcleo de Pesquisas USP (Universidade de São Paulo) Cidades, Vladir Bartalini, ministrou uma palestra sobre as experiências desenvolvidas pela Grande São Paulo e afirma que para a resolução dos problemas, principalmente os relacionados à mobilidade urbana e saneamento básico, as obras de infraestrutura são essenciais, mas não suficientes se não houver mudanças estruturais. Ele defende ainda a formação de centralidades dentro das regiões metropolitanas, ou seja, áreas onde a população tenha oferta de serviços, moradia, emprego, lazer, entre outros, sem precisar fazer grandes deslocamentos.

O coordenador do Grupo de Trabalho Governança Metropolitana do COMDES (Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis), Adriano Ribeiro, afirma que com a Região Metropolitana de Florianópolis instituída, o momento agora é avançar com a Suderf (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis), que será responsável pela gestão dos recursos a serem captados e investidos em melhorias conjuntas nos nove municípios que compõem a região.

“O COMDES ficou responsável em agendar uma reunião com o governador, para discutir e progredir com a Suderf. Vamos trabalhar fortemente nisso. No mais, o evento foi excelente, o grande assunto debatido foi a instauração da Região Metropolitana de Florianópolis. A palestra teve o enfoque no planejamento de ações em áreas como mobilidade urbana e saneamento básico, que atendam as necessidades de cada município”, relata o coordenador.

Com informações e foto da Agência Alesc

26/11/2014

Mais notícias