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Seis Ações Motivadoras na Gestão de Equipes

11/06/2007

1 – Desafio
"Aquele que procura pérolas deve mergulhar fundo".
John Dryden

A maioria dos profissionais alcança melhores resultados quando desafiados e colocados à prova. São os “apaixonados por recordes”, profissionais que amam o que fazem e estão continuamente em busca da superação, portanto, identifique estes em seu grupo e propicie a estes fatos novos, que fujam da rotina, que exija um algo mais. Momentos instigantes para provarem e mostrarem seu potencial. O líder motivador é aquele que encara os desafios como uma grande oportunidade e transmite isso a sua equipe, elevando as expectativas de todos.

2 – Reconhecimento
Por que economizar elogios? Já parou para pensar como algumas pessoas são fortemente impulsionadas quando reconhecidas publicamente. Além de não custar nada, um elogio faz maravilhas, é um estímulo poderoso, que motiva as pessoas e os tornam ainda mais dedicados e esforçados.

Repare que quando você faz um elogio verdadeiro a uma pessoa, além de agradá-la você faz com que ela se preocupe em fazer jus as suas palavras e assim manter a reputação sobre o que foi dito, ou seja, um reforço positivo sobre alguma atitude de uma pessoa a forçara indiretamente a manter tal postura.

3 – Treinamento
“Quanto mais você sua nos treinamentos, menos você sangra no campo de batalha”.
Colonel Red

Aposte na constante capacitação dos seus colaboradores, isso proporcionará maior a eles uma maior confiança e credibilidade para abordar o cliente, argumentos variados para vencer as objeções e um repertório de técnicas para agigantar os resultados.

Prefira cursos e treinamentos que estimulam a parte pragmática, que enfatizam os exemplos práticos e interativos, gerando assim fácil assimilação e aplicabilidade imediata dos ensinamentos.

O treinamento realça o conhecimento e ninguém ama aquilo que não conhece.
Talvez você esteja pensando: “Erik, mas e se eu treinar o funcionário e depois ele for embora?”. E eu lhe digo que muito pior será se você não treiná-lo e ele ficar.
Sorte é o encontro da preparação com a oportunidade. Reflita então sobre a frase do campeão mundial de golfe, Tiger Woods: “Quanto mais eu treino mais sorte eu tenho”.

4 – Acompanhamento
O que provavelmente acontece com as notas escolares do filho se os pais não se interessam?

Para manter o bom desempenho é fundamental se interessar, apoiar, ajudar o time e emitir feedback para as pessoas ao seu redor. Comandar não é apenas cobrar e criticar, afinal, estrutura muito rígida normalmente desestimula. 

É primordial haver reuniões e encontros com data e hora previamente marcados onde o líder estabeleça claramente as metas, permita que todos tenham um momento para falar e apresentar seus resultados, pois participação gera comprometimento. Além disso, estas ocasiões precisam ser periódicas, interessantes e empolgantes para que todos sintam prazer em participar. E sobretudo, não esqueça de celebrar as vitórias, muitos chefes dão enorme destaque para os problemas e sem querer esquecem de comemorar diversas adversidades superadas sem nem mesmo uma menção honrosa.

5 – Amplie os horizontes
"Lance-se para a lua. Mesmo que você erre, você aterrizará entre as estrelas".
Les Brown

Estimule seu pessoal a ampliarem sua rede de contatos profissionais, participando de feiras e eventos, algumas fora do horário comercial, mas que com certeza servirá para engatilhar novos negócios, identificar oportunidades e pensar estrategicamente.

O segredo para quem deseja extrair ao máximo destes encontros é, ser o primeiro a chegar e o último a sair, são nestas horas que os relacionamentos são mais tranqüilos e produtivos e onde as coisas mais acontecem. Os bons negócios não acontecem apenas das 8h ás 18h.

Tenha cuidado com o “Já ta bom”, jamais troque os resultados por boas desculpas, almeje sempre mais e lembre-se, seu dia é composto pelas mesmas 24 horas que o dia do Bill Gates, Silvio Santos, Antonio Ermírio, Viviane Senna e o João da esquina, portanto escolha bem o que vai fazer com elas, você é o autor da sua vida.

6 – Foco
"Se você acredita que pode, você tem razão. Se você acredita que não pode, também tem razão."
Henry Ford
           
Meta é saber “onde” quer chegar. Planejamento e saber “como” vai fazer para chegar lá.  Sua equipe jamais pode perder o foco, precisar ter a meta clara em mente e persegui-la até atingir.

Confira sempre o nível de disciplina e persistência da sua equipe, afinal estes 2 ingredientes é que liga o sonho á realização.

Erik Penna - Formado em economia com especialização em marketing. É consultor, palestrante, autor do livro A Divertida Arte de Vender e autor colaborador dos livros Gigantes das Vendas e Gigantes da Motivação.
E-mail:
erikpenna@erikpenna.com.br

11/06/2007

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