Acesso Rápido

Notícias

Seguro-desemprego sofrerá mudanças

21/06/2011

De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o sistema do seguro-desemprego já teve alterações em 15 estados do Brasil e em Santa Catarina deve acontecer até o mês de agosto. O candidato que recebe seguro-desemprego terá que deixar o currículo em um cadastro online que contém vagas oferecidas por empresas e comércios locais. Os dados serão cruzados e se identificadas oportunidades, o trabalhador terá que fazer entrevista e poderá ficar sem o benefício.

Para viabilizar o sistema, o Ministério do Trabalho criou o Portal Mais Emprego, que na prática é o cadastro das vagas existentes e dos profissionais disponíveis. O programa é abastecido pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine), Caixa Econômica Federal e pelo próprio ministério. As três instituições atuam no pagamento do seguro-desemprego e incluirão os currículos no site. Por ser público, ele pode ser consultado pelas empresas. A intenção é permitir que a pessoa volte o quanto antes para o mercado de trabalho.

De acordo com o superintendente regional do Trabalho e Emprego, Carlos Artur Barbosa, só falta o treinamento dos funcionários para o sistema começar a funcionar em Santa Catarina, que deveria ter ocorrido entre 16 e 20 de março, mas foi cancelado. A meta do Ministério do Trabalho é o portal entrar no ar em todos os estados até o final do próximo mês.

Fonte: Diário Catarinense

21/06/2011

Mais notícias