A prefeita eleita, Adeliana Dal Pont (PSD), nomeou o secretariado no início deste mês e utilizou critérios técnicos para escolhê-los. Enquanto os vereadores eleitos se manterão ao cargo para que foram eleitos - fiscalizar o município.
A AEMFLO e CDL-SJ levantaram a bandeira “lugar de vereador é na Câmara”, que desde o ano passado chama a atenção para que os vereadores ocupem os cargos de legisladores, e os secretários sejam escolhidos por serem especialistas na área de competência. E assim a prefeita prosseguiu.
O presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Tito Alfredo Schmitt, parabeniza o executivo e diz que não só a classe empresarial, mas toda a sociedade aplaude essa atitude. “O vereador é eleito para cumprir ao que se propôs, que é fiscalizar o município. E esperamos que os vereadores também entendam dessa forma, pois é melhor para todos. Na nossa visão, os poderes precisam ser independentes, mas com harmonia e com respeito”, declara.
Sobre o secretariado nomeado pela Adeliana Dal Pont, Schmitt diz que a expectativa é positiva, pois a prefeita escolheu alguns técnicos ligados às áreas de atuação, a exemplo da secretaria de Educação, que tem à frente o professor universitário, Bernardo Meyer, que também contribuiu com as aulas do Curso Formação de Líderes, idealizado pelo presidente Tito Alfredo Schmitt. Também faz parte da equipe da secretaria de Educação, o auxiliar jurídico da AEMFLO e CDL-SJ, Enesio Bolsoni. “Tivemos a oportunidade de conhecer bem o trabalho de Bernardo Meyer durante o Curso e o Bolsoni que vem nos auxiliando há mais de três anos nas entidades”, complementa.
Secretários:
Secretaria de Saúde
Secretário Luis Antônio Silva, servidor da Secretaria de Estado da Saúde e que ocupou o cargo de diretor de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina.
Secretário Adjunto Júlio Flores, enfermeiro responsável pela Emergência Pediátrica do Hospital Regional de São José.
Secretaria de Educação
Secretário Bernardo Meyer, coordenador do Curso de Administração da Estácio de Sá e diretor da Acif.
Secretária Adjunta Teresinha Regina Medeiros Lemos e Silva, pedagoga.
Secretaria de Segurança
Secretária Andréa Irany Pacheco Rodrigues, delegada aposentada com atuação nas delegacias de Palhoça, da Mulher e na Deic.
Secretário adjunto Gilmar Pedro Bento subtenente da Reserva da Polícia Militar.
Secretaria da Receita
Secretário Francisco de Assis Medeiros, gerente de Planejamento e Gerente de Licitações e Contratos da SRS Grande Florianópolis.
Secretaria da Administração
Secretário Mario Marcondes Nascimento, empresário, advogado e funcionário da Cohab.
Secretaria da Infraestrutura
Secretário José Natal Pereira, vice-prefeito eleito, vereador por cinco mandatos e deputado estadual.
Secretário adjunto Milton Bley Júnior, engenheiro com experiência em gerenciamento de obras e projetos.
Secretaria da Assistência Social
Secretário Lédio Coelho, vereador por três mandatos, já ocupou o cargo de secretário de Assistência Social.
Secretaria de Comunicação
Secretário Guarany Pacheco, jornalista com atuação como editor-chefe do jornal Hora de Santa Catarina e editor-executivo do jornal Diário Catarinense.
Secretaria do Desenvolvimento Econômico
Secretário Fernando Souza - servidor da Assembleia Legislativa, já foi secretário de Serviços Públicos de São José.
Chefe de Gabinete - Suzana Senna Bousfield, com atuação na Secretaria Municipal de Saúde, SDR Grande Florianópolis e Câmara de Vereadores.
Chefia de Programas e Projetos Especiais - Pedro Francisco da Silva Rosa, empresário na área da saúde e meio ambiente.
Autarquia São José Previdência - Constâncio Krummel Maciel Neto, advogado, consultor e assessor jurídico-administrativo.
Reitora da USJ - Jaqueline Aparecida M. Zarbato, professora da Unisul e do Centro Universitário Municipal de São José (USJ).
Fundação de Cultura - Elenita Koerich, diretora da Fundação de Cultura do Estado de Santa Catarina, presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial.
Ainda precisam ser preenchidas as secretarias de Serviços Públicos, de Finanças, de Planejamento e Gestão, Fundação de Esporte e Lazer, Fundação do Meio Ambiente, entre outros. A prefeita alega que está esperando a resposta de pessoas com disponibilidade, pois tem primado pelo profissional técnico.