Acesso Rápido

Notícias

Sebrae traça perfil da consumidora brasileira

23/04/2014

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizou um estudo analisando o perfil das consumidoras brasileiras. Cada vez mais seguras financeiramente, as consumidoras sabem o que querem e são atraídas por diferentes motivos na hora da compra, além de possuírem diversas características, podendo ser qualificadas em cinco estereótipos.

As dedicadas buscam bens de consumo ligados à saúde e ao bem-estar, têm entre 25 e 40 anos e escolaridade de nível médio ou superior. Trabalham fora e usam cartão de crédito como forma de pagamento. As hedonistas consomem por prazer, desejo, marca e status. Trabalham por conta própria e preferem pagar suas compras em dinheiro.

Já as pressionadas reclamam da falta de valorização de seu trabalho, têm entre 36 e 45 anos e se identificam tanto com as lojas de rua quanto com as lojas de shoppings. As resolvidas valorizam a marca de suas roupas, amam o trabalho, mas prezam a qualidade de vida. Têm acima de 46 anos e gostam de atenção permanente dos vendedores. Por fim, as sobreviventes são adeptas da compra racional e prática. Com menos de 25 anos, são universitárias ou têm ensino médio completo.

A coordenadora financeira do Nume (Núcleo da Mulher Empresária), da AEMFLO e CDL-SJ, Kátia Cilene Tavares, afirma que as consumidoras estão mais criteriosas na hora da compra. “Antes as mulheres consumiam mais por impulso. Hoje elas analisam o que é prioridade ou não, se o produto ou serviço vai trazer benefício e se enquadra nas condições financeiras”, relata.

Com informações do Blog Comércio Varejista - Sebrae

23/04/2014

Mais notícias