O estado de Santa Catarina gerou mais de 40 mil vagas de emprego, com carteira assinada, no primeiro trimestre do ano. Foi o melhor resultado dos últimos dez anos. Além da indústria, o setor de serviços e o de administração pública contribuíram significativamente para o recorde do estado.
De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o setor de serviços, que envolve empresas como bancos, hotéis, imobiliárias e restaurantes, geraram cerca de 10 mil vagas nos três meses. Na administração pública, o saldo registrado no trimestre foi de mais de cinco mil postos. O único saldo negativo registrado no trimestre foi no comércio, que fechou 115 postos.
Para os próximos meses, a perspectiva é positiva. Para o vice-presidente da Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina), Glauco José Cortê, a geração de emprego industrial pode até não manter o atual ritmo do primeiro trimestre até o fim do ano, mas aposta que o setor seguirá com resultados positivos nos próximos meses e fechará o ano de 2010 com um crescimento expressivo.
Fonte: Diário Catarinense