Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) indicam que nos primeiros seis meses de 2012, São José gerou 3.574 novos postos de trabalho. Levando em conta o saldo entre admissões e desligamentos do mês de junho, o número ficou em 720 empregos, mais da metade do saldo total gerados em todo o Estado, que foi de 1.364 empregos.
O resultado colocou São José no primeiro lugar do ranking de municípios que mais geraram empregos no mês de junho no sul do país. Os números confirmam a potência do parque industrial josefense e do comércio e serviços, como um dos maiores do Estado.
Em comparação com os anos anteriores, São José demonstra números positivos em relação a geração de empregos. Com 3.574 empregos criados nos seis primeiros meses deste ano, o município está na direção para superar a geração de empregos no ano de 2011, que foi de 6.370. Em comparação a 2010, o primeiro semestre deste ano já superou a geração de todo aquele ano, que foi de 2.729 postos de trabalho. O principal fator que contribuiu para o bom resultado foi o setor de serviços, com 628 postos de trabalho com carteira assinada, o aquecimento da indústria que abriu 591 postos e construção civil com 360 postos de trabalho